Suiça – Entrevista com o catarinense André Fonseca sobre a SSL Gold Cup,

0
406

 

A seleção brasileira de vela intensifica seus primeiros treinos a bordo do barco SSL47 para o evento-teste da SSL Gold Cup, que será disputado de 27 de setembro a 3 de outubro, no Lago Neuchâtel, na Suíça.

A equipe conta com 10 atletas consagrados na modalidade liderados por Robert Scheidt, maior medalhista olímpico do País. A bordo estão as bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze. A tripulação conta também com Gabriel Borges, Henrique Haddad, André Fonseca, Joca Signorini, Alfredo Rovere, Henry Boening e Juninho de Jesus Os velejadores completaram nesta sexta-feira (24) o terceiro dia de treinos com o barco, que é uma versão do RC44, uma categoria bastante usada em regatas mundiais. O veleiro é one design e todas as equipes participantes da SSL Gold Cup terão o mesmo modelo nas provas.

O Brasil enfrentará os barcos da Argentina, Croácia, Estônia, Hungria, Israel, Omã e Suíça. Os treinos começam na quarta-feira (22). O evento-teste serve de preparação para a primeira edição da SSL Gold Cup será realizada na Suíça, de maio a junho de 2022, com 56 equipes.

O formato é semelhante à Copa do Mundo de Futebol. Com experiência em regatas de equipe e competições internacionais, André Fonseca, conhecido como Bochecha, acredita que os treinos na Suíça estão sendo bem proveitosos a bordo do SSL47. O atleta fará a função de trimmer – regulador de velas.

”É a primeira vez de todo mundo nesse veleiro. O desafio será esse e cada dia de treino é importante pra isso! Estamos praticando manobras, fazendo trimmer de vela, fazendo o barco ser mais rápido” André Fonseca é um dos maiores nomes da vela oceânica nacional ultimamente. É o tático do Phoenix, atual campeão brasileiro da modalidade. O trimmer e tático conta com três participações na The Ocean Race, regata de volta ao mundo. Quem se juntou ao grupo foi Joca Signorini, também referência na vela oceânica. Em 2008-09, ao lado de Torben Grael, ganhou o título da Volvo Ocean Race no barco sueco Ericson 4. O atleta foi integrante do Brasil 1, Telefónica e Team SCA.