A cidade de São Paulo sediará o Mundial Feminino de Snipe 2021 de 5 a 9 de outubro. As regatas serão disputadas no Yacht Club Paulista, na Represa do Guarapiranga, e devem reunir mais de 30 duplas internacionais, inclusive atletas olímpicas como a bicampeã dos Jogos Kahena Kunze.
A classe Snipe é uma das mais tradicionais da vela brasileira, com participação de medalhistas olímpicos e pan-americanos, como Torben Grael e Lars Grael. Desde 1994, a categoria tem um mundial exclusivo para mulheres, realizado a cada dois anos.
O Brasil tem uma dupla campeã na história do Snipe Feminino. As baianas Juliana Duque e Amanda Sento Sè venceram a edição de 2016 em Bracciano, na Itália. Nesta edição, a baiana Juliana Duque se juntará à Kahena Kunze, velejadora que acaba de se tornar bicampeã olímpica em Tóquio 2020.
”Vai ser muito legal. Vou aprender muito com a Kahena, com experiência de duas campanhas olímpicas e dois títulos. Queremos andar muito bem em São Paulo e dar trabalho”, disse Juliana Duque.
Desde Toronto 2011, a categoria se transformou em mista nos Jogos Pan-Americanos. Na última edição, em Lima 2019, Juliana Duque foi medalha de bronze ao lado de Rafael Martins. ”A conquista do Mundial de 2016 nos deu o início de quer sonhar mais alto e fazer campanhas olímpicas e pan-americanas. Foi de lá que começou a caminhada para Lima 2019, onde ficamos com o bronze. Agora é pensar também em Paris 2024 na classe 470, que será mista pela primeira vez”, reforçou Juliana Duque.
Será a sexta edição de Mundial de Snipe que o Brasil sediará. Os outros cinco eventos foram abertos. O último foi em 2019, em Ilhabela (SP). A organização do Mundial exclusivo para mulheres ficará a cargo de Paola Prada.
”A World Sailing lançou o Global Women’s Sailing Festival e a CBVela lançou o Festival de Vela Feminina, exatamente em outubro de 2021! Data perfeita e combinando com o Mundial Feminino de Snipe que vai ser um dos eventos mais bacanas da Vela Feminina nacional e internacional!”, explicou Paola Prada, secretária nacional da classe e uma das competidoras.
A primeira edição do Mundial de Snipe Feminino foi realizada em 1994, em Yokohama, no Japão, com vitória de Pauline Book e Carine Juliussen (Noruega). A edição mais recente foi realizada em Newport, nos Estados Unidos, com 32 equipes representando 10 países. As vencedora foram Carol Cronin e Kim Couranz (EUA).
”De novembro de 2018 quando recebemos a notícia até hoje a presença feminina na classe Snipe só tem aumentado! Temos várias duplas femininas novas sendo montadas. Esperamos regatas bem parelhas e muito técnicas, como é de praxe na classe”, completou Paola Prada, que é irmã do pentacampeão mundial e duas vezes medalhista olímpico Bruno Prada.
O Mundial de Snipe Feminino tem realização do Yacht Club Paulista e Associação Brasileira da Classe Snipe, com apoio da SCIRA – Snipe Class International Racing Association.
Foto: © Matias Capizzano / SCIRA
Campeãs Mundiais:
1994 Yokohama, Japão – Pauline Book & Carine Juliussen (NOR)
1996 Mar Menor, Espanha – Pauline Book & Carine Juliussen (NOR)
1998 Annapolis, EUA – Ekaterina Skoudina & Tatiana Lartseva (RUS)
2000 Trieste, Itália – Karianne Eikeland & Janett Krefting (NOR)
2002 St. Petersburg, EUA – Carolyn Brown Krebs and Julie Redler (EUA)
2004 Oslo, Noruega – Andrea & Mariana Foglia (URU)
2006 Punta del Este, Uruguai – Andrea & Marian Foglia (URU)
2008 Roquetas de Mar, Espanha – Marina Gallego & Marina Sanchez (ESP)
2010 St. Petersburg, EUA – Anna Tunnicliffe & Molly Vandermoer (EUA)
2012 Malaga,Espanha – Marta & Angela Hernandez (ESP)
2014 Cordoba, Argentina – Maria Paula & Mariala Salerno (ARG)
2016 Bracciano, Itália – Juliana Duque & Amanda Sento Sè (BRA)
2018 Newport, Rhode Island, EUA – Carol Cronin & Kim Couranz (USA)
Sobre o barco
Classe: Snipe Class International Racing Association
Nº de tripulantes: 2
Designer: William Crosby
Material do casco: madeira ou fibra de vidro
Ano do primeiro projeto: 1931
Comprimento do casco: 4,7 m
Quantidade de vela: 2 (mestra e buja)
Peso do barco: 173 kg