O E1 é mais uma opção de competição utilizando a energia elétrica como destaque principal.
Fundador da Formula E, Alejandro Agag idealizou agora uma competição de lanchas elétricas.
Batizado de E1, o evento tem licença exclusiva da UIM (Union Internationale Motonautique) para promover o primeiro e único campeonato de lanchas elétricas pelos próximos 25 anos.
Até 12 equipes irão competir em corridas em mares, rios e lagos ao redor do mundo.
A missão da E1 é trazer a revolução elétrica para a mobilidade aquática, por meio de inovação tecnológica e corridas eletrizantes.
”Acreditamos que a mobilidade elétrica na água é essencial se quisermos ajudar a preservar nossos oceanos, mares e lagos para as gerações futuras”.
E1 será um banco de ensaio de tecnologia para a tecnologia de eletricidade marinha, bem como usará corridas eletrizantes para promover os benefícios da navegação elétrica para um público totalmente novo”, disse Alejandro Agag no site oficial da categoria.
O evento foi apresentado em parceria com o Monaco Yacht Club.
As lanchas foram criadas pela SeaBird Technologies, do Reino Unido.
A projetista é Sophi Horne e a promessa é de um design nunca visto no segmento!
O conceito será desenvolvido em parceria com a SailGP, uma das principais regatas do mundo.
“Esta é uma parceria incrivelmente empolgante que nos permite continuar a acelerar a mudança para um futuro mais limpo”, disse o CEO da SailGP, Sir Russell Coutts.
“Somos movidos pela natureza, e SailGP e E1 compartilham um sentido semelhante de propósito de serem exemplos líderes em tecnologia sustentável.”
Cada fim de semana de corrida E1 incluirá testes e classificações e, em seguida, uma série de corridas eliminatórias que levará a uma final com apenas um vencedor.
O campeão mundial anual será decidido pelas pontuações acumuladas ao longo da temporada.