Circuito Ilhabela de Vela Oceânica: Caballo Loco vence Classe C30 por apenas um ponto em Ilhabela

0
370
Flotilha de C30 em Ilhabela (Aline Bassi / Balaio de Ideia

Barco do comandante Mauro Dottori obteve duas vitórias em sete regatas em disputa acirrada contra Loyalty e Kaikias Via Itália

Os dois últimos finais de semana de setembro foram repletos de emoção nas sete regatas da Classe C30 pela 2ª Etapa da XX Copa Suzuki – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica, que reuniu 30 barcos. Os três primeiros colocados velejaram lado a lado, alternando as vitórias a cada prova. O vencedor da etapa, Caballo Loco ganhou duas regatas, contra três do Loyalty e duas também do Kaikias Via Itália.

 

Caballo Loco
(Aline Bassi / Balaio de Ideia

Apenas dois pontos separaram os três barcos, incluindo-se um descarte. Foram dez pontos perdidos para o Caballo Loco, seguido por Loyalty, de Porto Alegre, com 11 e Kaikias Via Itália, com 12. A terceira e última etapa da Copa Suzuki será nos dois últimos finais de semana de novembro, paralelamente ao Campeonato Brasileiro da Classe C30, que tem Caballo Loco como líder após a primeira etapa disputada em Florianópolis.

No fim de semana decisivo, foram duas regatas no sábado no meio do Canal de São Sebastião com vento sul fraco e vitórias de Caballo Loco e Kaikias Via Itália. No domingo também seriam mais duas provas, mas após o Loyaty vencer a primeira com sudoeste de 18 nós, o vento apertou, chegando a quase 40 nós, mais de 70 km/h, nas rajadas. A Comissão de Regata (CR) optou pelo cancelamento para que as tripulações pudessem retornar ao Yacht Club Ilhabela em segurança.

“A classe mostrou novamente que é muito boa, muito equilibrada e competitiva. Tivemos mais um fim de semana de belas disputas. E apesar da rivalidade na água, prevaleceu o fair play na terra, com todas as questões tratadas com diplomacia, o que é muito bom para a classe e para a vela”, destacou o comandante do Caballo Loco, Mauro Dottori.

 

Kaikias Via Itália
(Aline Bassi / Balaio de Ideias

Disputa aberta até o fim – A tripulação gaúcha do Loyalty contou com reforço do campeão mundial da classe Laser Radial Fábio Pillar, o Cachopa, na função de tático. “As equipes estão evoluindo e a vantagem da C30 é que oferece chances de vitória a todos os barcos, não há favorito. Depois de sete regatas chegamos à condição de que, quem chegasse na frente venceria a etapa se a oitava prova não fosse cancelada por excesso de vento”, analisou Cachopa.

 

 

O comandante do Loyalty, Alexandre Leal, também enalteceu o equilíbrio entre os barcos durante as regatas. “Foi excelente retomar a vela em Ilhabela após a quarentena. Além de competir, pudemos rever os amigos. Apesar de ainda sentirmos falta de treinos, conseguimos três primeiros lugares, mas o Mauro (Dottori) teve mais regularidade. Eles mereceram a vitória”, reconheceu Leal.

Antes da terceira e última etapa da Copa Suzuki, a Classe C30 deverá correr o Circuito Rio no feriado de finados na Baía de Guanabara, inclusive com participação da flotilha de Florianópolis: Zeus, Katana Portobello e Le Terrible. As demais classes do Circuito Ilhabela de Vela Oceânica de 2020 tiveram os seguintes vencedores: Ginga (HPE 25), Rudá (IRC), Zeus (RGS A) e Comanda (RGS C).

 

Classe C30 na 2ª Etapa da Copa Suzuki (7 regatas e 1 descarte)

1 – Cabalo Loco – Mauro Dottori: 2+2+1+2+1+2+(3) = 10 pp

2 – Loyalty – Alexandre Leal: 1+(3)+3+1+2+3+1 = 11 pp

3 – Kaikias Via Itália – Eduardo Mangabeira: (3)+1+2+3+3+1+2 = 12 pp