Podemos resolver isso
Foi assim que o senador Sheldon Whitehouse, de Rhode Island, concluiu seus comentários ao discursar para mais de 680 participantes registrados no evento The Ocean Race Summits realizado nas instalações de Sail Newport, nos EUA.
O senador estava entre um grupo diversificado de especialistas internacionais, jovens líderes e agentes de mudança climática reunidos para enfrentar os desafios dos oceanos.
O The Ocean Race Summits é realizado mais seguidamente desde a edição anterior da regata de volta ao mundo
”Por muitas gerações, fomos tomadores do oceano e temos que mudar nossa mentalidade e ser os guardiões dos oceanos”, disse o senador.
”As pessoas precisam pensar nos oceanos para apreciar o trabalho que precisa ser feito. Mas isto pode ser feito. Tem que ser feito rapidamente e com intenção. Mas podemos resolver isso”.
Velejadores de renome mundial como Mark Towill (EUA), CEO da 11th Hour Racing Team, e Peter Burling (NZL), medalhista de ouro olímpico e vencedor da America’s Cup, participaram do evento.
Segundo eles, o esporte pode causar um impacto positivo na preservação ambiental.
”Queremos demonstrar que ser competitivo em esportes de alto nível e priorizar a sustentabilidade não é algo exclusivo”, disse Mark Towill.
”É para nosso benefício sermos líderes neste espaço e encorajar outros a se unirem … Estamos em um ponto crítico e queremos que nossa equipe conduza a mudança”.
”O que mais me assustou durante a última edição de The Ocean Race foi o que eu não vi – a falta de baleias, albatrozes, atuns, em comparação com as histórias que ouvi no passado”, disse Peter Burling, co-fundador da Live Ocean, que se concentra na proteção e restauração do oceano.
”A diferença de onde estamos agora é bastante assustadora e mostra o quão urgente é o problema”.
Os Ocean Race Summits visam trazer os valores das regatas oceânicas como liderança e resiliência para enfrentar os desafios enfrentados pela saúde dos oceanos.
Usando uma plataforma online inovadora e envolvente, incluindo oito Action Labs colaborativos focados no desenvolvimento e compartilhamento de soluções, bem como sessões Live Q + A e Networking, a cúpula abordou questões desafiadoras de frente com ênfase em ação e resultados.
”O oceano é o ecossistema mais importante em nossa vida”, disse José María Figueres, o ex-primeiro-ministro da Costa Rica e co-fundador da Ocean Unite.
”Sem um oceano saudável, não há vida no planeta”.
O Sr. Figueres apontou o aumento do número de Áreas Marinhas Protegidas, parando as mudanças climáticas e chegando a um acordo internacional sobre a governança do alto mar como caminhos críticos para restaurar a saúde dos oceanos.
”Existem mais perguntas do que respostas, mas estou otimista e esperançoso por um futuro brilhante, em particular após esta cúpula cheia de pessoas movidas por sua aspiração de contribuir para um planeta mais saudável”, disse Richard Brisius, presidente da The Ocean Race.
”E não devemos desistir agora, temos que nos manter no curso, pois é frequentemente durante os tempos difíceis que vemos as equipes vencerem regatas, graças à grande liderança, espírito de equipe e apenas empurrando mais forte para o que acreditam”.
Mais informações em theoceanrace.com