Florianópolis – O presidente da Confederação Brasileira de Vela, Marco Aurélio, foi recebido na Sede Central do Iate Clube de Santa Catarina, em Florianópolis, para uma reunião de extrema importância para o futuro da vela de base catarinense. Celeiro de muitos talentos, o Veleiros da Ilha é reconhecidamente um dos clubes que mais forma velejadores no país e o motivo do encontro teve como base o fortalecimento do clube com a CBVela visando o aperfeiçoamento e melhorias das condições técnicas para a Vela Jovem do ICSC.
Recebido pelo Comodoro Junior Witoslawski, Vice-Comodoro de Eventos Rodrigo Ruhland e membros da Diretoria Técnica e de Eventos do ICSC, o encontro foi importante para o estreitamento de laços entre as duas entidades. Com muitos atletas despontando na categoria Optimist a preocupação do ICSC é manter uma boa estrutura aos atletas nesta mudança para a Vela Jovem. “O foco do clube está na formação de velejadores e também na sequência que eles terão na vela após passarem pelo Optimist. Estamos sempre em busca de melhorias na nossa estrutura e aperfeiçoamento técnico para os nossos atletas e profissionais”, explica o Comodoro Junior.
Entre os projetos estão a criação de um Centro de Treinamento para o próximo quadriênio em Florianópolis. “A ideia da CBVela é ter alguns centros de treinamentos olímpicos para a equipe brasileira e Florianópolis está no radar. Seria um avanço incrível, pois além de oferecer uma grande infraestrutura proporciona o intercâmbio dos atletas e treinadores catarinenses com velejadores e técnicos de ponta do Brasil”, comenta Ricardo Navarro, responsável técnico pelos Jogos Olímpicos Rio-2016 e coordenador da equipe técnica do Veleiros da Ilha.
Além do trabalho de fortalecimento com a Vela Jovem, a pauta do encontro teve ainda a organização de eventos nacionais para os próximos anos, com o Iate Clube de Santa Catarina se colocando a disposição para sediar competições com a chancela da CBVela, além da apresentação do trabalho desenvolvido pelo Veleiros da Ilha com Lei de Incentivo ao Esporte e filiação do clube junto a Confederação Brasileira.
mm“Foi uma reunião extremamente positiva. Falamos sobre o cenário da vela em geral, apresentamos as melhorias feitas no clube e o nosso projeto para os próximos anos. Mostramos também nosso trabalho realizado junto ao Ministério da Cidadania, onde trabalhamos muito forte com Lei de Incentivo. Com certeza um encontro que trará ótimos frutos para o nosso clube”, completa o Comodoro Junior.