Redes sociais ajudam a documentar medidas sanitárias contra a covid-19

0
26

 

Postagens com data e horário comprovam o interesse em proteger funcionários

Além de aplicar as medidas sanitárias devidas para o controle da covid-19 no ambiente corporativo, a empresa precisa comprovar que efetivamente cuida de seus trabalhadores. Entre os dados de comprovação aceitos pela justiça estão fotos e vídeos da distribuição de EPIs, comunicados com informações de proteção, reuniões periódicas de comitês internos de prevenção de acidentes e doenças do trabalho e até postagens em redes sociais.

Essas providências são devidas por lei, no entanto é preciso saber como divulgar cada uma das campanhas, tanto para o público interno quanto externo. O uso profissional das redes sociais neste momento de quarentena se mostra uma necessidade, tanto para motivos comerciais quanto institucionais. “Demonstrar cuidado com os colaboradores é uma das ferramentas na construção da credibilidade da marca”, explica a especialista em mídias sociais da Smartcom – Inteligência em Comunicação, Rafaela Tavares.

Esse investimento em divulgação profissional também é utilizado como evidências trabalhistas, com a comprovação temporal exata das medidas sanitárias adotadas. No caso de um funcionário ser acometido pela covid-19, por exemplo, será possível demonstrar que, antes disso, a empresa já havia tomado as precauções e fornecido informação adequada. “Ninguém deseja precisar ter provas de suas boas intenções, mas, infelizmente, essa é uma realidade em alguns casos. E as redes sociais surgem como uma ferramenta contemporânea para esse fim”, explica Rafaela.