Liberados os treinos para as classes olímpicas desde o início de maio, as duplas de 470 do Veleiros do Sul retomaram às águas com foco na disputa da Copa Brasil de Vela 2020, marcada para acontecer de 12 a 17 de outubro, na Escola de Vela de Ilhabela. A competição servirá como seletiva para classificar os representantes do Brasil nas Olimpíadas de Tóquio 2021.
Com alterações recentes, a flotilha do VDS conta com novas duplas de 470 após o término da parceria entre os atletas Geison Mendes e Gustavo Canal Thiesen, que em fevereiro conquistaram a vaga brasileira para os Jogos de Tóquio. Foram oito anos velejando juntos e mais de 10 títulos adquiridos ao longo de um memorável caminho que se encerra para dar início a novas trajetórias.
Na nova formação da Classe, Geison tem como proeiro Tiago Quevedo, que coleciona títulos importantes pelo Laser. A nova dupla recebe o apoio dentro d’água do atleta olímpico Samuel Albrecht, que ainda não pôde retomar os treinos no Nacra 17 devido à pandemia da Covid-19. Já Gustavo passou a treinar ao lado de Fábio Pillar, que disputou os jogos pela Classe em 2008. Além deles, também fazem parte da Flotilha as duplas Ricardo Paranhos e Rodolfo Streibel, treinados pelo técnico Paulo Ribeiro, e Pedro Corrêa e Felipe Brito, que neste momento realizam os treinos em São Sebastião (SP).
No Veleiros do Sul, a preparação intensiva da modalidade ocorre todas as semanas com treinos nas mais variadas condições de vento. Como a maior parte das tripulações que competirão pela vaga são do Clube, os velejadores aproveitam para disputar regatas entre si. Além disso, também regulam os barcos e realizam treinos específicos como manobras e largadas.
Os atletas recebem o patrocínio da Eletrobrás, através da Lei do Incentivo ao Esporte, Secretaria Especial do Esporte, Governo Federal e Comitê Brasileiro de Clubes, com o apoio da Confederação Brasileira de Vela.