A organização da Globe40 emitiu um comunicado nesta quarta-feira (13) garantindo por enquanto a realização da regata.
A competição prevista para junho de 2021 deverá ter mais de 15 barcos da Class40, que farão uma volta ao mundo com dois tripulantes.
A categoria dos 40 pés é a mesma utilizada na Transat Jacques Vabre, por exemplo.
O Brasil deverá ter Recife (PE) como uma das stopovers mundiais da prova.
São muitas nacionalidades envolvidas com paradas ou equipes incluindo vários países da Europa, Marrocos, Austrália, Japão e Estados Unidos.
”A GLOBE40, portanto, mantém sua ambição de ter cerca de vinte projetos concluídos até o final do ano”, disse Manfred Ramspacher, diretor da prova.
A organização, além de ouvir as equipes diariamente, fornece suporte e estende os prazos financeiros”.
”Todos esses elementos estão sendo formalizados num adendo ao Aviso de Regata”.
A regata Globe 40 terá ao todo 48.000 km de prova.
Devido à COVID-19 e os desdobramentos, seus organizadores a apontam como a primeira regata de ponta pós-pandemia.
”O primeiro grande evento oceânico a viajar pelo mundo pós-crise, a GLOBE40 terá essa força simbólica para explicá-lo, como um “Road Book” do próximo mundo”, completou.
A rota terá dois prólogos no Atlântico-Mediterrâneos na costa da França antes juntar-se à grande partida de Tânger.
O estabelecimento de um ponto de passagem obrigatório do Chile para a etapa de Papeete – Ushuaia limita a navegação nas latitudes mais baixas e aumenta a segurança dessa etapa.
Mais informações em https://www.globe40.com/wp-content/uploads/2020/05/Avenant.1.GLOBE_.40.pdf
Texto de Flávio Perez | Diarinho