Fórmula E cancela etapas finais da sexta temporada por causa do COVID-19

0
386
Foto: Fórmula E

O que era especulado a alguns dias foi confirmado: os eprix de Nova York e Londres, que encerrariam a temporada 2019-20 da Fórmula E, foram cancelados. A categoria de carros elétricos ainda não emitiu nenhum comunicado oficial sobre o cancelamento ou adiamento das etapas, mas os fãs que adquiriram ingressos para as etapas de forma antecipada, já foram notificados pela organização que os eventos não serão realizados.

Até o momento, cinco etapas da sexta temporada já foram realizados, enquanto todas as noves provas restantes foram canceladas por conta da pandemia de coronavírus.

Por causa desses cancelamentos, a Fórmula E estuda algumas alternativas para poder encerrar a temporada. Já é cogitado estender o campeonato até a primeira metade de setembro, e até mesmo a possibilidade de correr em alguns circuitos na Europa sem a presença de público.

O cancelamento do ePrix de Nova York já era esperado, uma vez que a área portuária de Red Hook, local que tradicionalmente recebe a prova de carros elétricos, estava sendo utilizada como hospital temporário para diagnosticados com COVID-19.

A mesma situação se aplica ao ExCel London, cujo centro de convenção estava sendo utilizado pelo NHS (sistema de saúde britânico) como hospital temporário. O local tem um contrato de cinco anos com a Fórmula E, e portanto, deve retornar ao calendário da categoria na temporada 2020-21.

De acordo com o site britânico The Race, a declaração enviada para os fãs que haviam comprado ingressos de forma antecipada para a rodada final da temporada em Londres, deixava em aberto uma possibilidade futura de realizar uma prova para encerrar o campeonato no Reino Unido, mas com os portões fechados.

Ainda referente a publicação do site The Race, alguns circuitos já estão surgindo como possíveis opções para a categoria realizar pelo menos mais três etapas da sexta temporada, como Ricardo Tormo em Valência (que recebeu os testes de pré temporada) e Algarve em Portugal.