Confira cinco vitórias importantes de brasileiros na Fórmula E

0
697
Foto: Fórmula E

LUCAS DI GRASSI VENCE O PRIMEIRO EPRIX DA HISTÓRIA – EPRIX DE PEQUIM 2014:

Logo na primeira corrida da história da Fórmula E, tivemos um piloto brasileiro no lugar mais alto do pódio. Porém, é preciso dizer que a liderança simplesmente caiu no colo de Lucas di Grassi (Audi Sport ABT Schaeffler).

O francês Nicolas Prost largou na pole position e se manteve na frente após a largada, e até mesmo após a troca de carro. Porém, ao retornar a pista após a parada nos boxes, o piloto da Renault e.DAMS passou a ser pressionado pelo alemão Nick Heidfeld.

na última volta da prova inaugural da Fórmula E, Heidfeld finalmente teve a chance de ultrapassar Prost, mas o francês tentou revidar e ambos acabaram se envolvendo em um acidente e com isso, a liderança passou a ser do terceiro colocado, Lucas di Grassi, que recebeu a bandeirada e comemorou a primeira vitória na Fórmula E.

 

A PRIMEIRA VITÓRIA DE NELSON PIQUET JR. – EPRIX DE LONG BEACH 2015 (EUA)

Depois de dois pódios em cinco provas disputadas até então na Fórmula E, Nelson Piquet Jr (China Racing) finalmente conquistou sua primeira vitória na categoria, se firmando como um dos candidatos ao título na primeira temporada da categoria de carros elétricos.

Nelson Piquet Jr largou em terceiro, atrás do alemão Daniel Abt (que fez a pole position) e do francês Nicolas Prost. Mas o piloto brasileiro assumiu a liderança logo na largada, pulando para a ponta e de onde não saiu mais até receber a bandeira quadriculada.

Curiosamente, a primeira vitória de Nelson Piquet Jr na Fórmula E foi justamente na mesma pista onde em 1980, seu pai, o tricampeão mundial Nelson Piquet havia vencido pela primeira vez na F1. Inclusive Nelsinho correu com um capacete com uma pintura idêntica a do pai para homenageá-lo, e deu muito certo!

 

A VITÓRIA QUE DEIXOU NELSON PIQUET JR PRÓXIMO DO TÍTULO! – EPRIX DE MOSCOU 2015

A segunda vitória de Nelson Piquet Jr na Fórmula E aconteceu em momento importante para o brasileiro na disputa pelo título da temporada inaugural da categoria de carros elétricos, que lhe deu a liderança e uma boa vantagem para a rodada final do campeonato em Londres.

E outra vez a vitória veio com uma boa performance de Nelsinho Piquet na largada. Assim como ocorreu na primeira vitória do piloto brasileiro em Long Beach, ele assumiu a liderança na primeira curva após a largada e se manteve na frente até o término.

Nelson Piquet Jr superou o francês Jean-Eric Vergne na curva 1, venceu, e abriu 12 pontos de vantagem em relação ao segundo colocado na classificação do campeonato, o também brasileiro Lucas di Grassi. Foi o suficiente para se tornar o primeiro campeão da história da Fórmula E.

 

A VIRADA DE LUCAS DI GRASSI NA DECISÃO DA 3ª TEMPORADA – EPRIX DE MONTREAL (CORRIDA 1, 2017)

Em uma temporada que teve um início avassalador da Renault eDAMS e principalmente do suíço Sébastien Buemi, viu tudo mudar na rodada dupla e decisiva em Montreal, no Canadá. Mais especificamente, na primeira corrida do fim de semana.

A grande diferença que Buemi abriu nas primeiras seis provas (das quais venceu cinco) foi diminuindo e antes da primeira corrida em Montreal, era de dez pontos. Lucas di Grassi largou na pole position e se manteve na frente do início ao fim da corrida.

Já Buemi largou em 12º e fez uma boa prova de recuperação, terminando em quarto. Mas três horas depois, o piloto suíço foi desclassificado por conta de um dos carros ter ficado abaixo do peso necessário ao final da corrida. Di Grassi passou a ter uma vantagem de 18 pontos para a última etapa, e conquistou o título da terceira temporada.

 

DI GRASSI E A ESPETACULAR VITÓRIA NA CAPITAL MEXICANA – EPRIX DA CIDADE DO MÉXICO 2019

Lucas di Grassi já havia vencido na Cidade do México antes da espetacular conquista em 2019. O piloto brasileiro da Audi Sport ABT Schaeffler havia vencido em 2016, mas foi desclassificado após o término da prova, e voltou a receber a bandeirada quadriculada no ano seguinte.

Em 2019, Di Grassi largou em segundo e acabou sendo ultrapassado por Oliver Rowland (Nissan e.DAMS) na largada. Na frente, Pascal Wehlein (Mahindra Racing) se manteve na liderança e parecia que seria uma vitória tranquila na capital mexicana.

Porém nas voltas finais, Di Grassi superou Rowland e passou a atacar o piloto alemão da Mahindra. A vitória do piloto brasileiro veio nos últimos metros, quando acabou a energia do Gen2 pilotado por Wehrlein e Di Grassi recebeu outra vez a bandeira quadriculada, em uma das provas mais emocionantes da história da Fórmula E!