The Ocean Race confirma percurso da próxima edicão

0
692

Alicante, Espanha, 12 de março de 2020 – A próxima edição da The Ocean Race já tem sua rota total confirmada! Programada para começar em Alicante, Espanha, em outubro de 2021, a competição de vela oceânica visitará 10 cidades ao redor do planeta, incluindo o porto de largada espanhol e a grande final em Gênova, Itália, no meio de 2022.

A prova de Volta ao Mundo terá ao todo 38 mil milhas náuticas e passará também pelo Brasil, mais precisamente Itajai (SC), em 2022.

Pela primeira vez, a The Ocean Race está agora aberta à classe IMOCA 60 de alta tecnologia, além dos barcos VO65 de design único que proporcionaram desempenho recorde e regatas tão equilibradas na edição 2017-18.

“Esta rota é mais compacta com 38.000 milhas náuticas e com duas escalas a menos em comparação com a última edição, mas inclui duas pernas significativas no Oceano Antártico, onde as equipes dos barcos IMOCA 60 e VO65 terão a oportunidade de realizar suas façanhas. ”

A Rota da The Ocean Race 2021-22:

Alicante, Espanha – Começo
* Cabo Verde
Cidade do Cabo, África do Sul
*Shenzhen, China
Auckland, Nova Zelândia
Itajaí, Brasil
Newport, RI, EUA
Aarhus, Dinamarca
Haia, Holanda
* Gênova, Itália – Grande Final
(* nova cidade anfitriã)

“Esta nova rota respeita nossa herança como um evento que atravessa os oceanos do mundo, deixando as grandes capas do hemisfério sul para o porto e mergulhando no Oceano Antártico na aproximação ao icônico Cabo Horn”, disse Richard Brisius, CEO da prova oceânica.

“Com sete escalas que voltaram e três novas cidades-sede, há um bom equilíbrio entre estabilidade e exploração, pois a rota nos levará pelo Mar de Java, perto da Indonésia, pela primeira vez.

“Como sempre, a The Ocean Race atrai atletas e equipes que querem competir contra os melhores do mundo e adicionam seu nome à lista de lendas do nosso esporte que definiram suas carreiras ao assumir esse desafio incrível”.

Uma dessas navegadoras é a holandesa Carolijn Brouwer, que se tornou uma das primeiras mulheres a vencer a Ocean Race com o Dongfeng Race Team na última temporada.

Na edição de 2021-22, todas as equipes, em ambas as classes, deverão ter mulheres na equipe.

“Levantar o troféu da Ocean Race com a Dongfeng Race Team em 2017-18 foi um sonho virando realidade para mim e para a equipe, e é uma honra ser contada entre tantas lendas do esporte como vencedor desta regata incrível”,  disse Brouwer.

“O percurso de 2021-22 mantém o Oceano Antártico no centro da prova, e os novos barcos IMOCA , além dos VO65, significam provas mais épicas e grandes histórias humanas.”

A introdução da frota IMOCA na The Ocean Race apresenta uma nova oportunidade para os velejadores competirem no evento com tripulação mais desafiador e competitivo do mundo.

O velejador Paul Meilhat, o vencedor da Route du Rhum de 2018 e o atual líder do ranking de velejadores da IMOCA, está entre os que desejam fazer a regata.

“A Ocean Race é um dos eventos mais globais do esporte, e o percurso de 2021-22 é muito especial – com algumas das melhores condições de navegação offshore ao redor do mundo” .

Esta edição da The Ocean Race também está indo além do esporte – com o apoio do Premier Partner 11th Hour Racing e do parceiro Bluewater, iniciativas de sustentabilidade foram adotadas em todos os aspectos da The Ocean Race.

Com base no legado da última edição, a The Ocean Race 2021-22 apresentará uma nova série de The Ocean Race Summits (a primeira fase das palestras ocorreu em Gênova, Itália, em setembro de 2019), uma versão expandida do seu premiado currículo de aprendizado  para escolas e um robusto programa de ciência e análise de dados.

Além disso, todas as equipes de regata serão obrigadas a usar fontes renováveis ​​para gerar uma proporção da energia usada a bordo nos veleiros IMOCA e VO65.

A edição de 2021-22 de The Ocean Race está programada para começar em Alicante, Espanha, em outubro de 2021, e as datas da escala serão confirmadas em breve.

Os organizadores da The Ocean Race esperam o início da regatabem 18 meses e estão totalmente comprometidos em realizar um evento de sucesso.

Dadas as incertezas relacionadas à atual pandemia de coronavírus, os organizadores mantêm conversas contínuas com especialistas e autoridades médicas e seguem seus conselhos.

Como sempre, a saúde, a segurança e o bem-estar da família The Ocean Race e de todas as partes interessadas são uma prioridade.