The Ocean Race volta para Newport nos Estados Unidos
Organização da volta ao mundo confirma retorno a um dos berços da vela oceânica mundial na edição 2021-22
Alicante, Espanha, 10 de março de 2020 – A Sail Newport e a The Ocean Race anunciaram nesta terça-feira (10) que, pela terceira edição consecutiva da competição, a The Ocean Race fará sua única escala na América do Norte em Newport, Rhode Island, nos Estados Unidos.
A stopover de Rhode Island será uma das dez paradas durante a regata de oito meses e 38.000 milhas náuticas ao redor do mundo, que começa em Alicante, Espanha, em outubro de 2021 e termina em Gênova, na Itália, em junho de 2022. O Brasil está na competição com Itajai, em Santa Catarina, como cidade-sede.
“Essas são ótimas notícias para o nosso estado, trazendo novamente a atenção global para Newport e Rhode Island como principais destinos turísticos e prometendo gerar dezenas de milhões de dólares em gastos e impacto econômico”, disse Gina M. Raimondo, governadora do Estado de Rhode Island.
“Sou grata por a The Ocean Race reconhecer o nosso valor de voltar ao Ocean State e igualmente grato ao nosso parceiro e ao anfitrião oficial do evento, Sail Newport, que trabalhou duro para garantir que esse retorno de sucesso”.
Pela primeira vez, Newport receberá duas flotilhas, a VO65 e a IMOCA.
“Este é o evento máximo das regatas oceânicas. Esses atletas passam 24 horas por dia durante semanas a transitar pelos oceanos em tempestades e calmarias e, como comunidade, temos o privilégio de recebê-los na única parada na América do Norte”.
“Toda a nossa comunidade irá cumprimentá-los, como nós cumprimentamos os marítimos por gerações. Vamos recebê-los e celebrar a vitória humana que supera o desafio monumental ”, afirmou Brad Read, diretor executivo da Sail Newport.
“Newport continua sendo um local icônico para gerações de velejadores”, contou Richard Brisius, presidente da The Ocean Race.
“É uma cidade construída em torno da água, e as pessoas aqui mantêm a corrida em seus corações”.
“Quando você caminha pelo Fort Adams State Park e desce as ruas de Newport, sente entusiasmo e paixão pela The Ocean Race, e é algo que nos orgulhamos e queremos voltar trazendo um grande evento aqui novamente em 2022.”
Os organizadores divulgaram um relatório detalhado de impacto econômico que mostrou que a escala de 2015 gerou uma estimativa de US $ 47,7 milhões para a economia do Estado.
Ambos os eventos foram um grande atrativo para os visitantes, com mais de 137.000 pessoas nas vilas de regatas em 2015 e mais de 100.000 visitantes em 2018.
“A Ocean Race é um dos três pilares do esporte à vela, ao lado dos Jogos Olímpicos e da Copa da América, e, como tal, fornece inspiração e motivação para os velejadores e fãs de todas as idades”, acrescentou Richard Brisius.
“Mas, além disso, a The Ocean Race, juntamente com parceiros de Newport como a 11th Hour Racing, demonstra que o esporte pode ter um impacto além do campo de jogo. Com um programa abrangente e inovador de sustentabilidade, juntos, estamos liderando o caminho para fazer uma diferença positiva em nossa comunidade. ”
A escala de 2015 em Newport marcou o nascimento do programa de sustentabilidade da The Ocean Race, uma iniciativa que posteriormente se expandiu para todas as escalas na edição de 2017-18.
Durante a parada de 2018, por exemplo, no encontro de Newport, Rhode Island se tornou o primeiro estado a assinar o Compromisso de Meio Ambiente dos Mares da ONU, levando à força-tarefa de um governador sobre poluição por plásticos e à proibição de sacos plásticos por todo o estado.
Além disso, 14,8 toneladas de emissões de gases de efeito estufa foram evitadas com o uso de uma mistura de biodiesel para geradores.
Ao mesmo tempo, uma campanha de transporte alternativo inspirou 7.561 visitantes a usar bicicletas e táxis aquáticos em vez de carros para visitar a vila de regatas.
Charlie Enright, que cresceu velejando localmente em Narragansett Bay, liderou equipes nas duas últimas edições do evento e tem como objetivo enfrentar o desafio de uma terceira prova na nova classe IMOCA 60.
“A Ocean Race é um evento esportivo mundial, e sediar uma escala em Rhode Island não é uma tarefa pequena. Eu diria que é preciso uma vila, mas certamente é preciso mais do que isso ”, disse Enright.
“Um evento de sucesso exige um governo estadual ativo que forneça a infraestrutura para hospedar algo assim. Isso significa que a cidade de Newport está expandindo sua temporada de turismo até o final da primavera e a organização de Sail Newport – uma pequena organização sem fins lucrativos em Narragansett Bay – conquistando o mundo ”, acrescenta Enright.
Após a escala de Newport, a flotilha fará a última e longa etapa oceânica do Atlântico até o norte da Europa, antes de terminar a regata no Mediterrâneo em junho. A rota completa será divulgada nos próximos dias.