Instituto de Segurança Humana (ISHALC) e a Chancelaria da Segurança Humana no Brasil

0
1511

Nesta terça-feira, 10 de março, o Instituto de Segurança Humana para a América Latina e Caribe – ISHALC, organismo ligado ao ILANUD – Instituto Latino-americano das Nações Unidas para a prevenção dos delitos e tratamento do delinquente, com sede em San José, Costa Rica e a Unidade de Segurança Humana nas Nações Unidas, com sede em Nova York, fará a instalação da Chancelaria da Segurança Humana no Brasil.

O evento que acontecerá em São Paulo contará com a participação de importantes autoridades relacionadas à ONU, como o professor Yukio Takasu – Assessor especial para a Segurança Humana do Secretário Geral das Nações Unidas, Sr. António Guterres e o Prof. Thomas Stelzer embaixador da Áustria e assessor especial do ex Secretário Geral, Ban Ki Moom e hoje reitor do IACA – Academia Internacional Anticorrupção, com sede em Viena.

O ISHALC, instituição há mais de 20 anos no Brasil é o órgão gestor encarregado de promover e propagar o conceito da Segurança Humana, programa criado pela ONU. Sua missão é a de apoiar os valores essências da humanidade, fomentando as mais diversas iniciativas alinhadas com o Pacto Global – Agenda 2030 consubstanciado nos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável.

No evento será feita também a nomeação das vice-presidências temáticas e regionais nacional e internacional: Os Vice-Presidentes regionais serão: para o Norte e Nordeste do Brasil, Luciano Sweed, para a região Sudeste e Centro Oeste, Breno Souza Freitas. Os Vice-presidentes para América Latina e Caribe serão: para o Paraguai, Cecilia Perez e Estados Unidos, Rosie Roden.

O Sr. Adriano Moraes será o VP para América Latina e Caribe e Reginaldo Ferrante o VP de Planejamento e Projetos; Eduardo Cesar Leite seguirá como o Presidente do ISHALC e ainda o Marcelo Crivella Filho como Oficial de Projetos para Juventude, todos assumiram as suas responsabilidades para a estrutura sede central no Brasil e os escritórios de representação na América Latina e Caribe.

No Brasil, ao longo destas duas décadas, o ISHALC tem promovido a integração com a comunidade acadêmica ligada à área da justiça, com seminários aplicados nas principais escolas, em todos os estados da união.

É também o responsável pela criação do ISH – Índice de Segurança Humana – uma metodologia proprietária que mede a percepção de segurança humana junto à população. Dentre as suas iniciativas também está o selo da Segurança Humana, que identifica e apoia as ações de instituições, empresas e organismos que promovam os 17 ODS’s do pacto global 2030. Outro momento marcante do evento será a distribuição dos três prêmios da Segurança Humana 2020.

O primeiro deles será entregue ao jornalista Franz Vacek, personalidade de grande destaque pelas coberturas de importantes acontecimentos de nossa história recente como a guerra do Iraque, da Líbia, Bósnia, Crimeia e os acidentes nucleares de Chernobyl e Fukushima, dentre outros. Representando o segmento empresarial o Grupo Carrefour Brasil receberá o Prêmio da Segurança Humana por suas várias iniciativas, dentre elas o Act for Food, Causa Animal e Transformação Digital.

Baseadas em vários dos 17 ODS’s estas iniciativas tem um forte impacto em toda cadeia alimentar e junto as comunidades nas quais o grupo atua. Por fim, representando as ações de organizações públicas, as Voluntárias Sociais da Bahia serão homenageadas com o Prêmio da Segurança Humana pelas suas ações na área da saúde. Lideradas pela Sra. Aline Fernanda Almeida Peixoto, primeira dama do estado baiano, as Voluntárias Sociais têm promovido os Mutirões de Cirurgia, Feiras de Saúde e Feira da Mulher que já proporcionaram mais de 500 mil atendimentos gratuitos para a população.

Outro projeto de grande destaque do ISHALC é a Série Ovinhos – A Segurança Humana pelo olhar da criança. Criada e produzida com seu conteúdo que associa entretenimento e educação e prioritariamente dirigida para crianças da primeira infância, seus cuidadores e monitores. Composta por uma série de animação com 70 episódios de até 5 minutos, eles apresentam os 17 ODS’s em uma linguagem leve, informativa e divertida. Seu formato estará disponível nos canais digitais e redes sociais da Série Ovinhos e também de seus apoiadores. Além dos episódios, a Série também tem os livros paradidáticos e a plataforma AVA – ambiente virtual de aprendizagem.

A Secretaria de Educação do Rio de Janeiro foi a primeira cidade brasileira a fechar um convênio com o ISHALC, para levar este conteúdo às crianças atendidas pela sua rede de creches. Neste momento, todo o conteúdo está sendo adaptado às diretrizes de educação do município e ainda em março estará à disposição da Secretaria para a sua distribuição.