Leia a coluna de Flávio Perez sobre a SailGP

0
426

SailGP ultrapassa barreiras na vela

 
Neste espaço de hoje quero compartilhar com vocês uma competição mundial de vela oceânica que está ganhando cada vez mais importância na modalidade e principalmente atenção de patrocinadores globais.
O SailGP abriu a temporada 2020 neste fim de semana em Sydney, na Austrália, com equipes de vários países, incluindo em seus quadros ícones da vela mundial como o multicampeão Ben Ainslie. 
 
O formato da competição já ajuda a popularizar as regatas, que são realizadas próximas da terra e contam muitas manobras, batidas, capotadas e imagens de tirar o fôlego.
 
O formato para atrair a atenção dos fãs e os melhores velejadores do mundo a bordo não são os únicos atrativos que colocam o SailGP na vanguarda. A competição tem metas agressivas e vantagem comercial de ser uma empresa sustentável.

Ser avaliada em mais de US$ 200 milhões após um ano ativação é um bom número para uma empresa nova no mercado esportivo. O SailGP garantiu um investimento significativo da Endeavour
 
O evento teve audiência global de 1,8 bilhão de dólares com 313 milhões de visualizações nas redes. 
 
Liderado por Sir Russell Coutts, o SailGP tem foco em sustentabilidade e gestão ambiental. Assim como outras regatas mundo afora e no Brasil, como a Semana de Vela de Ilhabela, eliminar plásticos descartáveis, combater o desperdício de alimentos e inovar no campo de energias renováveis e biocombustíveis têm sido uma parte essencial da estratégia do SailGP.
 
A competição também se tornou a primeira a adotar a Carta de Sustentabilidade da World Sailing para eventos.
 
Como parte de um projeto colaborativo com a gigante mundial Tesla, um sistema de energia solar móvel foi instalado em Sydney para carregar as baterias dos F50, catamarãs voadores usados nas regatas.
 
O Brasil ainda passa longe de ter uma equipe no SailGP, mas no passado um evento ajudou a colocar o País na rota da vela oceânica.
O circuito de Match Race deu mais ritmo de regata aos brasileiros, que usaram essa série também para treinamento visando a Volvo Ocean Race 2005/06 com Torben Grael. 
Bons ventos!