42 milhas náuticas:Itajaí Sailing Team vence a primeira disputa do 31º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina

0
595
Imagens: IST/Divulgação

As disputasseguem até domingo, com mais cinco regatas

O Itajaí Sailing Team venceu nesta quinta-feira, 6, a regata de longo curso do 31º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina. Além de garantir o Troféu Fita Azul, o time embaixador da vela oceânica de Itajaí e Santa Catarina obteve a primeira colocação na categoria IRC. A regata longa partiu às 11h da Sede Oceânica do Iate Clube de Santa Catarina, em Jurerê, Florianópolis, e teve um percurso de 42 milhas náuticas [cerca de 67 quilômetros] na costa norte da Ilha.

“O resultado obtido no primeiro dia do Circuito mostra o bom entrosamento da nossa tripulação e as excelentes condições técnicas de nosso veleiro, um Soto40, considerado dos mais rápidos da classe Oceano”, diz o comandante e manager do IST, Alexandre Santos.

O 31º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina abre o calendário de vela do Iate Clube de Santa Catarina e é considerado a principal competição de vela oceânica do estado. Está ainda entre as três maiores semanas de vela do país, ao lado de Búzios e Ilhabela. As disputas seguem até domingo, 9, com mais cinco regatas barla-sota [entre boias].

 

Imagens: IST/Divulgação

O projeto Itajaí Sailing Team tem o patrocínio da APM Terminals Itajaí, Portonave, Multilog, Platinum Log, Braskarne Terminal, Brasfrigo e o apoio da Molim, B&G Sailing Eletronics e Marina Itajaí.

 Ilha de Santa Catarina.

O Itajaí Sailing Team,, disputa de 6 e 9 de fevereiro, o 31º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina. O time obteve a segunda colocação na categoria ORC na edição passada e neste ano busca o topo do pódium. O evento abre o calendário de vela do Iate Clube de Santa Catarina e é considerado a principal competição de vela oceânica do estado. Está ainda entre as três maiores semanas de vela do país, ao lado de Búzios e Ilhabela.

“Nosso veleiro está em Florianópolis desde domingo. Onde passa pelos últimos ajustes, e a tripulação vai dar tudo de si para garantir a primeira classificação neste ano. A equipe está muito bem entrosada, o barco em excelentes condições técnicas e temos plenas condições de trazer mais esse título para Itajaí”, diz Alexandre Santos, o comandante e manager do IST. O time itajaiense de vela navega com um veleiro Soto40, considerado dos mais rápidos da classe Oceano. É um barco planador projetado pelo argentino Javier Soto Acebal e construído em fibra de vidro e carbono pelo estaleiro MBoats, de Buenos Aires.

As disputas do final de semana vão englobar seis regatas para as classes ORC, IRC, C30, HPE-25 e BRA-RGS, sendo uma longa e cinco barla-sota. Há ainda a possibilidade da realização de uma regata média, dependendo das condições de vento, que então substituirá uma das regatas barla-sota. Já as classes RGS Cruzeiro, Bico de Proa e Multicascos têm quatro regatas previstas no programa, sendo uma longa e três médias.