ABB Formula E ganha status de campeonato mundial de automobilismo

0
750

A Fórmula E recebeu oficialmente o status de Campeonato Mundial da FIA – Federação Internacional de Automobilismo, após uma votação na sede da entidade.

A principal competição de carros elétricos do planeta terá essa chancela na temporada 7 que será disputada em 2020/21.

A Federação Internacional de Automobilismo, órgão que rege e sanciona as competições da modalidade no mundo, e os membros efetivos do Conselho da FIA (WMSC) concordaram em dar o certificado de Campeonato Mundial da FIA à Fórmula E.

O fundador e presidente da Fórmula E, Alejandro Agag , juntamente com o presidente da FIA, Jean Todt, finalizaram o acordo na sede da entidade máxima do automobilismo, na Praça da Concórdia, em Paris, para confirmar oficialmente o status de Campeonato Mundial para a sétima temporada.

A transição para o nível mais alto da hierarquia de monopostos sancionada pela FIA significa que o grid mais competitivo de equipes e pilotos no automobilismo competirá pelo novo título do ABB FIA Formula E World Championship na próxima temporada.

O anúncio ocorre no melhor momento da Fórmula E, que teve em sua temporada anterior nove vencedores diferentes e um número crescente de audiência.

A competição já está em sua sexta temporada, que teve inicio em Diriyah na Arabia Saudita, nos dias 22 e 23 de novembro.

Saiba mais — https://onboardsports.net/formula-e-tera-status-de-campeonato-mundial-a-partir-da-temporada-2020-21/

Jean Todt, Presidente da FIA disse: “A criação e o desenvolvimento da Fórmula E tem sido uma grande aventura. Estou orgulhoso de que hoje confirmamos o status de campeonato mundial da FIA. Desde que começamos essa jornada, a Fórmula E sem dúvida ganhou muita força. Em um curto espaço de tempo, a série provou ser relevante para a indústria automotiva, com mais dois grandes fabricantes de automóveis entrando no campeonato no início da temporada atual, elevando o número total para 10. O compromisso e o profissionalismo desses fabricantes e de suas respectivas equipes se refletem na qualidade desde a primeira corrida disputada em Pequim, em 2014. E a cada E-Prix, Fórmula E provou que o conceito de corrida elétrica funciona. Saúdo a Fórmula E como o mais recente Campeonato Mundial da FIA.”

Alejandro Agag, Fundador e Presidente da Fórmula E disse: “Sempre foi nossa ambição um dia conquistar o status de Campeonato Mundial da FIA. Tudo o que fizemos e entregamos até agora foi trabalhando para esse momento específico. Conseguir o feito e receber o status de Campeonato Mundial da FIA adiciona mais credibilidade ao que já é uma fórmula de corrida completa e um produto esportivo espetacular. Este contrato e anúncio realmente colocam a Fórmula E no topo das corridas internacionais de monopostos. Tem sido um tremendo esforço, de muitas pessoas envolvidas e sem elas isso não seria possível, assim como foi importante o apoio do presidente da FIA, Jean Todt, e da federação, além da dedicação e comprometimento demonstrados por nossas equipes e parceiros. Agora podemos dizer que conseguimos. Mas é apenas o começo de um novo capítulo sob a bandeira do Campeonato Mundial da ABB FIA Fórmula E.”