Torben Grael espera nova campanha brasileira na regata de volta ao mundo

0
1048

Bom dia, leitores

Lendo o release da assessoria de imprensa oficial da The Ocean Race, notamos a seguinte citação

”Estou muito empolgado em saber que a The Ocean Race retornará a Itajaí. É uma ótima notícia para os velejadores e fãs de regata brasileiro”, disse Torben Grael, membro do conselho da World Sailing.

“Com uma possível entrada brasileira na próxima corrida, esse interesse pode crescer ainda mais”, disse Grael, que também comandou o Brasil 1 no evento de 2005-06.

O que isso representa?

Um sonho de ver mais uma vez um Brasil 1 na água. Quem sabe um Brasil 2 com toda essa gente boa na água

Sonhar não custa nada!

História brasileira na regata

O Brasil tem forte tradição de sediar etapas da Ocean Race desde sua primeira edição em 1973. Com a confirmação de Itajaí, o País recebeu o evento 11 vezes, sendo o Rio de Janeiro (RJ) o destino mais acessado com cinco, seguido pelos catarinenses agora com quatro.

Em 2005-06, uma campanha histórica colocou nas águas internacionais o veleiro Brasil 1, comandado por Torben Grael. A equipe terminou na terceira colocação.

A história registra nove velejadores do País na disputa, incluindo os campeões olímpicos Torben Grael, Marcelo Ferreira e Martine Grael. O primeiro foi Fernando Peres, no La Barca Laboratorio (1981-82). O Brasil tem Torben Grael como único comandante campeão da regata. Em, 2008-09, o atleta liderou o Ericson 4 na campanha vitoriosa ao lado dos compatriotas Joca Signorini e Horácio Carabelli.

Em 2018, Torben Grael, teve a honra de receber a filha Martine Grael a bordo do AkzoNobel em Itajaí após a pupila enfrentar os mares do sul pela primeira vez.