The Ocean Race Summit debate a saúde dos mares na Itália

0
672

Soluções impactantes para lidar com a crise que afeta a saúde de nossos oceanos foram apresentadas na The Ocean Race Summit, em Gênova, na Itália.

Organizado pela The Ocean Race, o encontro reuniu  políticos, acadêmicos, velejadores profissionais e líderes empresariais na cidade da Itália.

Várias empresas, na vanguarda da inovação, como os líderes da economia circular Aquafil, Interface e Ambercycle, exploraram alternativas para evitar a poluição.

O explorador Alex Bellini, recentemente retornado do Great Pacific Garbage Patch, e Stefania Campogianni do Fundo Mundial para a Natureza (WWF), mostraram como o problema do plástico é generalizado no Mar Mediterrâneo e o efeito que ele tem sobre as espécies marinhas.

O prefeito de Gênova, Marco Bucci, detalhou como a cidade está se movendo em direção a um futuro mais sustentável, com o início de uma semana de ação climática em vilas e cidades de todo o mundo.

Anne-Cécile Turner, diretora de sustentabilidade da The Ocean Race, revelou que a regata de volta ao mundo havia se inscrito no Quadro de Ação de Esportes pelo Clima da ONU, assumindo compromissos de inspirar outras pessoas a tomarem medidas efetivas também.

“Queremos dar o exemplo e, ao assinar o Quadro Climático da ONU, comprometemo-nos a inspirar outros eventos esportivos e chegar além do setor com uma mensagem de que, se queremos proteger nosso oceano e o planeta, todos precisamos fazer nossas operações como mais sustentável possível ”, disse Turner.

Em um vídeo, Karmenu Vella, Comissário Europeu para o Meio Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, pediu uma “ação impactante” para impedir que os detritos marinhos cheguem ao mar.

“Eventos como os Ocean Race Summit são tão importantes porque inspiram, ajudam a aumentar a conscientização”.

O velejador da Ocean Race, Mark Towill, com a 11th Hour Racing Team, e a atleta olímpica Francesca Clapcich dividiram o palco para falar sobre suas experiências em encontrar detritos plásticos em algumas das águas mais remotas do planeta durante a última edição da volta ao mundo.

Para complementar os Ocean Race Summit, um conceito de Workshop de Inovação foi introduzido como parte do programa de eventos.

Esses seminários desafiam os líderes e especialistas do setor a encontrar novas maneiras de trabalhar em uma série de questões que vinculam sua cadeia de valor à poluição do oceano.

Os tópicos examinados em Gênova foram ‘Moda têxtil sustentável’, abordando a questão específica das microfibras no oceano e ‘Construção sustentável de barcos’.