Carolijn Brouwer, uma das primeiras mulheres a vencer a Ocean Race quando conquistou o troféu como parte da Dongfeng Race Team na edição 2017-18, recebeu o prestigioso Prêmio Magnus Olsson Foundation em uma cerimônia em Estocolmo, na Suécia, na quinta-feira.
O prêmio, que todos os anos é concedido pela Fundação Memorial Magnus Olsson a um marinheiro que causou um impacto significativo e duradouro no esporte, foi fundado em memória da lenda da Ocean Race Magnus ‘Mange’ Olsson, que faleceu em 2013.
Os vencedores anteriores incluem os vencedores da Ocean Race, Torben Grael, Grant Dalton e Stan Honey, além de lendas olímpicas de vela como Sir Ben Ainslie e Santiago Lange.
Ao saber do prêmio, Carolijn disse: “É uma honra receber esse prêmio e contar com lendas da vela e vencedores da The Ocean Race – é imensamente inspirador.
“Eu e toda a equipe SCA tinham uma conexão especial com Mange – acho que todos que o conheciam diriam a mesma coisa – e a primeira coisa que todos falam é o seu sorriso. O sorriso sem fim que ele tinha no rosto, o amor por vela e vida em geral, e sua determinação de nunca desistir era infecciosa “.
Ela acrescentou: “Há muitas mulheres em nosso esporte que agradecem a Magnus por ajudá-las a chegar aonde estão agora em suas carreiras”.
Como parte do prêmio, Carolijn será mentora de dois vencedores das Bolsas Magnus Olsson Memorial Foundation, Alice Moss e Hugo Christensson, por um ano.
Brouwer fez história no verão passado, quando venceu a The Ocean Race – apelidada de “ o teste mais difícil do esporte de uma equipe ” – em sua terceira tentativa, antes de competir com a Amer Sports Too em 2001-02 e a Team SCA em 2014-15.
Carolijn também participou de três Jogos Olímpicos (2000, 2004 e 2008) e foi nomeada Marinheiro Mundial do Ano duas vezes, em 1998 e 2018.