Patrick Winkler conclui a maior travessia de paddleboard da Europa

0
1016

Patrick Winkler, veterano de paddleboard, concluiu no último domingo (07) o Dune Paddle Crossing, uma travessia inédita para remadores da modalidade entre as cidades de Lacanau e Dune de Pilat, na França.

Já considerada a principal travessia de paddleboard da Europa, ela contou com a participação de 19 atletas convidados, em um percurso de 47 km.

“Impossível não se emocionar na travessia, eu vim preparado e treinei muito com meus técnicos e uma vez mais cheguei ao limite. Tenho uma milhão de razões para fazer a prova, mas o que me deixa feliz é que 19 pessoas pelo mundo, tem alma tão louca quanto a minha. Vim para França, fiz novas e verdadeiras amizades, remei na mais desafiadora travessia do velho continente e explorei as águas do Atlântico Norte a bordo de uma simples prancha. Estou muito feliz”, completou.

A travessia aconteceu no formato conjunto, a cada aproximadamente 10 km os atletas paravam para se alimentar e esperavam os remadores que ficavam um pouco para traz. O cansaço se acumulava a cada km e no quadragésimo, os atletas tiveram uma saudação especial do helicóptero do corpo de bombeiros.”Os últimos 7 km foram misturas de emoções, sendo 3 km com remada a 11km/h e os últimos 4 km a 3km/por hora devido a forte corrente das dunas”, comentou.

“Foi um chegada com exaustão similar a travessia Molokai to Oahu no Hawaii. Ao término da travessia, os atletas foram levados de barco até Cap Ferret para um merecido jantar, com ostras e o melhor vinho branco”, disse o waterman.

O Dune Paddle Crossing teve sua primeira edição este ano. O nome do evento foi dado porque durante o percurso os atletas praticamente só avistam as belas dunas de areia. Na edição “teste” todos os convidados completaram a prova.

Aos 41 anos Patrick é o brasileiro com mais experiência em eventos internacionais no paddleboard (a tradicional remada com as mãos). Foram três participações no campeonato mundial ISA Games (México 2015, Dinamarca 2017 e China 2018), o atleta também fez a travessia mais famosa do mundo: a Molokai to Oahu no arquipélago do Havaí em 2017.