Tem coluna nova chegando no site: Coluna do Adilson Pacheco

0
1019
Adilson Pacheco - editor do site Regatanews.com.br

 

Adilson Pacheco – editor do site Regatanews.com.br

Adilson Pacheco é jornalista, editor do site www.Regatanews.com.br e Executivo da Agência Digital APBC, editora de site e de revistas 20 títulos de revistas segmentadas. Radicado em Itajaí, já atuou na cobertura de regatas internacionais Transat Jaques Vabre, Volvo Ocean Race e nas nacionais: Semana de Vela de Ilhabela, Regatas do Iate Clube de Santa Catarina, da Associação Náutica de Itajaí e do Ranking Norte Catarinense.



Governo Paulista que a Ocean Race

Governador de São Paulo João Doriá/Foto: Adilson Pacheco/RN

O Governo de São Paulo está investindo pesado para atrair a Ocean Race para São Sebastião. João Doriá um executivo de grande visão internacional está usando todo peso dos royalties do petróleo extraído na região de São Sebastião e Ilhabela para levar a maior regata da terra novamente para o mar paulista. Já Rio de Janeiro e Santos estão no caminho e Itajaí também. A Capital Catarinense da Náutica quer receber sua quarta edição da parada brasileira do Ocean Race, única na América do Sul.

Uma regata mundial aquecendo a economia local

 

 

 

 

Ao que tudo indica a cidade catarinense vai ser novamente o palco da única para da regata volta ao mundo aqui na América Latina. O Governo de Santa Catarina já deu sinal verde que vai abraçar a edição. Só em divisas econômica para a cidade na última edição ultrapassou a cifra dos 400 milhões de reais.

Mais saldo positivo: a cidade ganhou novos hotéis de bandeira internacionais e está prestes a ganhar um hotel da rede Mercure. Mais ainda, regata volta ao mundo – motivou também a implantação da Marina Itajaí, trouxe os organizadores da Transat Jacques Vabre entre os mais de 500 mil visitantes, resultado – a cidade recebeu a maior regata da França, por duas edições.  E mais, lançou Itajaí mundialmente no esporte náutico. E mais a cidade é a única do Brasil a ter um time náutico que a representa – o Itajaí Sailing Team.

 

Mobilização de deputado

 

 

O deputado e presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Alesc, Ivan Naatz (PV) teve reunião (29/4), na prefeitura de Itajaí, quando manifestou apoio ao prefeito Volnei Morastoni (PMDB) e ao secretário municipal de Turismo Evandro Neiva, à mobilização para que o município confirme a sede de mais uma parada (a quarta edição) da maior regata do mundo, a The Ocean Race- nova versão da Volvo Ocean Race.  O evento internacional passa por reformulações e deverá acontecer entre 2021 e 2022.

Para garantir a sede, única na América Latina, Itajaí terá que vencer a disputa e ofertas mais generosas vindas de Salvador (BA) e São Sebastião (SP). Por isso necessita de apoio financeiro do governo do Estado, a exemplo das edições anteriores, mas que atualmente ainda está indefinido. Segundo, o prefeito Volnei Morastoni a prefeitura já apresentou à The Sports Consultancy, a empresa que seleciona as paradas da regata, a oferta de 1,25 milhões de euros. É o mesmo valor de subsídio pago na edição anterior pelo Governo do Estado, cerca de R$ 4, 7 milhões, mas Itajaí aposta na experiência na organização da parada e a crescente infraestrutura em torno do evento.

 

Vela Show recebe segunda edição em 2020

 

o carioca Edilberto Almeida, da Cardoso Almeida Eventos

Já está definida a data da segunda edição da Feira brasileira de Vela – a Vela Show, a data será nos dias 3,4 e 5 de abril de 2020 – a informação de primeira mão é do executivo da empresa promotora do evento – o carioca Edilberto Almeida, da Cardoso Almeida Eventos. Edilberto conseguiu um evento que a há muito tempo estava no estaleiro em produção – e agora inquestionavelmente será um dos grandes eventos do país. Na edição de 2020 está em planejamento uma Regata entre Ilhabela e Itajaí. Bons ventos VelaShow.

 

Aquáticos Row To Win Experience I

Mauricio Boabaid, organizador do evento / Foto: Adilson Pacheco/RN

Depois do Vela Show, primeira feira de vela agora é a vez dos esportes aquáticos Row To Win Experience, e pretende reunir em Itajaí mais de 800 atletas de todo país das modalidades de canoa havaiana, surf ski e stand up paddle. Os atletas percorrerão diferentes distâncias durante as provas, com trajetos entre Itajaí e Balneário Camboriú, com partida da Praia de Cabeçudas.

O evento acontece neste final de semana, sexta, sábado e domingo com a presença de mais de 400 velejadores do Brasil e de outros países da América do Sul.

Segundo Mauricio Boabaid, o evento veio para a cidade devido ao sucesso de Remo in Door realizado em sua academia. “O prefeito Volnei Morastoni nos pediu para fazer o evento na água, porque Itajaí é uma cidade praiana e capital náutica de Santa Catarina. Então, em um pedido do poder público para que se tenha o dna da cidade valorizado, nós fizemos o RTW Water” e acentua mais adiante – “se Blumenau tem a cara da Oktoberfest, Itajaí tem a cara do RTW Water

Semana de Vela de Ilhabela

A maior regata brasileira movimenta velejadores de todos os recantos do país. Semana Internacional de Vela de Ilhabela terá largadas e áreas de regatas diferentes para a edição 2019, que será disputada de 13 a 20 de julho, em Ilhabela,São Paulo. A organização consultou os representantes de cada categoria e estabeleceu a mudança das raias para todas as provas dos calendário.

Na prática, os barcos das classes ORC, IRC, C30, HPE30 e HPE25 largam num local diferente do grupo dos Clássicos, Bico de Proa e RGS. Para cada raia haverá uma equipe de árbitros e fiscais embarcados.

A medida vai diminuir a concentração de barcos na hora da partida e garantir uma largada limpa para todos os tipos de classes.

”A mudança atende a uma reivindicação das classes e certamente tornará as regatas ainda melhores e mais justas para todos”, explicou Cuca Sodré, presidente da Comissão de Regatas.

As regatas da Semana Internacional de Vela de Ilhabela têm início em 14 de julho com as tradicionais provas de longo percurso, como Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil, Toque-Toque por Boreste e Renato Frankenthal.

 

 Luisa e Gabriel velejadores criados na Associação Náutica de Itajai – ANI

 

Aline Sena do canal hastag#sal ” o velashow foi uma super oportunidade”