Nova parceira da Extreme E, a Spark Racing Technology será responsável pelo desenvolvimento do novo modelo SUV elétrico para a categoria off-road.
A Extreme E uniu forças com a fabricante de automobilismo Spark Racing Technology para projetar, desenvolver e montar o novo modelo SUV elétrico para a pioneira série de corridas off-road.
A Spark Racing Technology criará o pacote comum com peças de especificação rígidas, antes de entregar a estrutura homologada a cada equipe – permitindo que os concorrentes testem e desenvolvam seu próprio trem de força e carroceria.
As peças padronizadas produzidas pela Spark Racing Technology consistem na estrutura de aço tubular, suspensão e amortecedores, sistema de freio e direção – bem como estrutura de colisão e gaiola. Os componentes abertos para desenvolvimento estão focados no motor e no inversor, além de áreas da carroceria externa, como a tampa do motor, a saia lateral, as luzes e os pára-choques dianteiro e traseiro.
Os testes de protótipos estão agendados para julho deste ano juntamente com a parceira fundadora da categoria, a Continental Pneus, com as equipes recebendo a primeira entrega de 12 carros da Spark Racing Technology em março de 2020. As equipes terão mais tarde a oportunidade de colocar os carros da Extreme E em testes coletivos no verão, antes de embarcar no recém-renovado RMS St. Helena para a primeira corrida em janeiro de 2021.
Fundador e CEO da Formula E, além de parceiro operacional da Extreme E Alejandro Agag, comentou a respeito do desafio de criar um novo protótipo para competições, e a importância de ter a Spark como parceira.
“Começar o processo de produção e construção de um carro é sempre especial e um momento decisivo ao se lançar uma nova série. Fico feliz em estar novamente nessa jornada junto com a Spark Racing Technology – assim como fizemos para a Fórmula E. Trabalhar com parceiros de confiança e pessoas como Theo e a equipe da Spark nos permite avançar com os preparativos e oferecer corrida pronta carros para as equipes, antes de lhes dar a liberdade de desenvolver seus próprios componentes. Eu não posso esperar para ver o protótipo em ação e a primeira demonstração pública neste verão. Fique atento para mais notícias vindas do Extreme E nas próximas semanas.”
Diretor técnico da Spark Racing Technology, Theophile Gouzin complementou: “A Spark está entusiasmada em projetar o novo SUV elétrico da Extreme E. Nossa equipe tem o privilégio de ser co-pioneira nessa nova competição focada na e-mobilidade. A Spark vê o Extreme E como um verdadeiro desafio de engenharia – o melhor campo de testes para veículos elétricos.”