A Ocean Race revelou sua nova identidade de marca e confirmou duas inscrições de equipes durante um evento de lançamento on-line em Alicante, na Espanha.
Anteriormente conhecida como a Volta à Volta do Mundo Whitbread (1973 a 1997) e a Volvo Ocean Race (2001 a 2018), The Ocean Race é a primeira corrida offshore tripulada do mundo e um evento de ponta no esporte de velejar.
Embora agora sob nova propriedade, a Ocean Race mantém a Volvo como um parceiro de corrida premium.
“Este é um grande momento para a Ocean Race”, disse o diretor Johan Salén. “Estamos entusiasmados por seguirmos em frente com uma nova identidade que reflete o melhor de nossa herança – ambição humana, tecnologia, concorrência e trabalho em equipe -, acrescentando novos elementos, como nosso foco principal em sustentabilidade.”
A próxima edição da The Ocean Race começará em 2021, em Alicante, na Espanha, com duas classes de corridas de barcos: a IMOCA 60s de alta tecnologia, frustrantes e a frota VO65 de design único que proporcionou a corrida mais próxima da história do evento. a última edição.
“Abrir a Ocean Race para a classe IMOCA não é apenas emocionante para os marinheiros. Isso nos coloca de volta na vanguarda da tecnologia e faz com que todo o setor naval – de projetistas e engenheiros a construtores de barcos e fabricantes de velas – participe da corrida novamente ”, disse o Diretor Executivo Richard Mason.
“Há nove novos IMOCA 60 em construção em todo o mundo e sabemos que vários deles estão sendo preparados como projetos para nossa corrida. E do outro lado, nós já temos seis dos oito VO65s que são essencialmente falados por campanhas planejando estar na linha de partida em 2021. ”
Paulo Mirpuri, presidente da Fundação Mirpuri, que foi sócio fundador da Turn the Tide on Plastic na última corrida, anunciou que teria pelo menos uma equipe competindo na Ocean Race.
“Estou muito feliz em anunciar que a Fundação Mirpuri fará parte da próxima edição da Corrida”, disse Mirpuri em vídeo link de Lisboa, Portugal. “Nossa intenção é construir uma campanha no barco VO65 – a única classe de design que produziu uma corrida tão emocionante na última vez – para levar nossa mensagem de sustentabilidade ao redor do mundo.”
Mirpuri acrescentou que ficou intrigado com o desafio tecnológico representado pelo IMOCA 60 e estava considerando uma segunda entrada nessa classe.
“Estou extremamente interessado na classe IMOCA, que mostrará o que há de melhor em tecnologia e inovação. Juntamente com a sustentabilidade, esses são valores que temos na Fundação Mirpuri. Como tal, também estou explorando a possibilidade de uma campanha da IMOCA que seria um grande desafio para o troféu da Ocean Race. ”
Conectando-se a Alicante de Auckland, Nova Zelândia, Bianca Cook, que correu a bordo do Turn the Tide on Plastic no evento de 2017-18, anunciou que lideraria uma equipe com bandeira neozelandesa.
Tony Rae (Trae), um veterano de seis edições da corrida, duas vezes vencedor, bem como sete equipes da America’s Cup, está a bordo para gerenciar a campanha.
“Depois que a corrida terminou em Haia, eu estava pronto para ir de novo e desde então venho trabalhando com Trae para montar um time para a próxima Ocean Race”, disse Cook.
“Nós temos um grupo profundo de marinheiros neozelandeses para desenhar enquanto montamos a tripulação – eu não posso mencionar nenhum nome ainda – mas observe este espaço.”
De acordo com Mason, é provável que outros anúncios da equipe sejam realizados nas próximas semanas e meses, apesar de o início estar a mais de 2,5 anos de distância.
Xabi Fernández, que conquistou a segunda posição da MAPFRE na última corrida, o melhor resultado de sempre de uma equipe espanhola, esteve em Alicante para o evento de lançamento e disse que está trabalhando duro para ter uma entrada competitiva na próxima corrida.
“É claro que é muito tentador e esperamos estar lá novamente como um time. São cinco seguidas, não só para mim, mas para toda a equipe ”, disse Fernández. “O IMOCA 60 é muito diferente; é um barco muito mais rápido, muito menos pessoas a bordo.
Há muita tecnologia e desenvolvimento, muito design, e quanto mais cedo você começar, melhor, é por isso que queremos ir o mais rápido possível. ”
Também em Alicante foi a medalhista de ouro olímpica do Brasil, Martine Grael, que correu a bordo da equipe AkzoNobel em 2017-18. Falando sobre a evolução da corrida, ela disse: “Na última edição, os barcos foram levados ao limite – e em 2021 haverá menos tripulação a bordo das IMOCAs com corridas mais rápidas. Eu acho que será mais extremo do que nunca. O barco tem um apelo muito grande ”.
Em Lorient, na França, Paul Meilhat, o vencedor da Route du Rhum 2018, disse que conseguir uma equipe IMOCA 60 na linha de largada em Alicante é seu objetivo.
“A Ocean Race é minha prioridade”, confirmou Meilhat. “É uma grande oportunidade para mim e para marinheiros e empresas francesas fazerem essa corrida e serem mais internacionais. A Ocean Race é um grande evento global que acontece há quase um ano, diferente do que normalmente fazemos e nos dá uma grande oportunidade.
“Na última corrida, a Ocean Race fez um ótimo trabalho com sustentabilidade – é uma prioridade. Estou convencido de que este é o futuro da vela e, para mim, é um grande desafio do qual quero fazer parte. ”
A edição de 2021-22 da Ocean Race terá nove portos de escala, com o processo de aquisição da Host City em andamento, com visitas a cidades candidatas.
Uma das cidades anfitriãs icônicas das últimas duas edições da corrida foi Newport, Rhode Island. Brad Read liderou a equipe de entrega em escala em 2015 e 2018.
“Newport tem recebido marinheiros por séculos … e ter a Ocean Race chegando à cidade é um momento icônico para uma cidade icônica e um porto de escala”, disse Read, de Sail Newport, onde ele é o diretor executivo.
“Estamos orgulhosos da história que Newport tem com a corrida e nossas conquistas e as dos nossos parceiros ao longo das duas últimas escalas.”
Depois de receber a frota de volta ao hemisfério norte nas últimas duas corridas, Newport está entre as cidades atualmente envolvidas em um processo de aquisição da Cidade-sede que resultará em uma rota completa sendo anunciada antes do final do verão, um dos marcos organizacionais. para a corrida e os concorrentes.
“É um momento emocionante”, concluiu Antoine Mermod, presidente da IMOCA. “Por alguns meses temos trabalhado em conjunto com a Ocean Race para organizar o melhor evento que pudermos. O que a Ocean Race está construindo é realmente algo que mudará o mundo da navegação offshore no futuro ”.
Fonte: Volvo Ocean Race