A velejadora Carolijn Brouwer será a primeira mulher à frente de um barco desafiante da America’s Cup, uma das principais competições esportivas mundiais.
A holandesa criada no Brasil será representante do Team The Netherlands na regata em 2021.
As provas serão disputadas em Auckland, na Nova Zelândia.
Carolijn Brouwer, 45 anos, tem uma relação especial com o Brasil, pois viveu mais de uma década entre Rio de Janeiro e Minas Gerais, aprendendo a modalidade com família Grael.
A atleta faz história ao competir na America’s Cup, evento que está no chamado grand slam da vela, ao lado de Volvo Ocean Race e Jogos Olímpicos.
Carolijn Brouwer já correu olimpíada e foi a única mulher, ao lado da francesa Marie Riou, a conquistar a Volta ao Mundo.
”Não há razão para que as mulheres não possam estar no comando da America’s Cup”, disse Carolijn Brouwer ao jornal La Estampa, da Itália. ”As diferenças de nacionalidade e idade são maiores que em gênero”.
O Team A Holanda será liderado pelo bicampeão da America’s Cup, Simeon Tienpont.
O Emirates Team New Zealand é o atual detentor do título! Por isso leva a competição pra casa e definiu as regras, incluindo o novo conceito de barco.
Outros desafiantes são: Luna Rossa, American Magic e Stars & Stripes Team EUA, INEOS Team UK e Malta Altus Challenge.
O evento tem 168 anos de história. A America’s Cup é, assim, a regata entre o vencedor da Copa Louis Vuitton (regata dos desafiantes) e o detentor do troféu. Se o desafiante ganha a copa, a propriedade da copa é transferida ao iate clube do time vencedor.