Complexo Portuário de Itajai registrou 3% de aumento no total de cargas movimentadas

0
500

 

setembr02

Como previsto pelo setor de Estatísticas e Gerência de Operações da Superintendência do Porto de Itajaí,o segundo semestre vêm demostrando sua característica no que se refere à movimentação portuária do Complexo.

Prova disso pôde ser registrado no mês anterior, em setembro, que desempenhou números estáveis deste segundo semestre. De acordo com o relatório final de estatísticas, 85 escalas foram registradas, sendo 35 escalas na APM Terminals e totalizando a movimentação do complexo 1.091.510 toneladas.

No acumulado de janeiro a setembro deste ano, o crescimento no Complexo Portuário de Itajaí foi de 3% no total de cargas movimentadas, de acordo com o mesmo período de 2017. Com relação ao acumulado (janeiro a setembro), na movimentação de contêineres (TEU’s), o aumento foi de 2%.

Na movimentação total do complexo no segmento de cargas contêinerizadas no mês de setembro foi registrado 97.035 TEU’s (Twenty Foot Equivalent Unit – unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés de comprimento), e na APM Terminals 32.362 TEU’s.

Já no comparativo (somente) do mês de setembro de 2017 para o mês de setembro deste ano (2018), a APM Terminal registrou aumento de 91% na movimentação total de cargas e no complexo 2 %.

“Verificamos que neste penúltimo trimestre do ano, destacando setembro, mantem-se a estabilidade e equilíbrio na movimentação sem grandes oscilações operacionais no complexo portuário. Podemos ter uma projeção dos próximos resultados até dezembro e fecharmos o ano com um acréscimo de 3% na movimentação de contêineres (TEU’s), e possivelmente um crescimento de 5% na movimentação de cargas. Um fator que está sendo positivo para a estabilidade deste período é com relação as condições climáticas que estão sendo favoráveis para a atividade portuária”, lembrou Héder Cassiano Moritz, Assessor de Direção da Superintendência do Porto de Itajaí.

No Terminal PORTONAVE, 43 escalas foram registradas no mês de setembro e sua movimentação total de cargas foi de 682.972 toneladas com 64.649 TEU’s movimentados, registrando uma queda de 20% na movimentação total de cargas. Foram contabilizados 399 escalas no acumulado do ano no terminal portuário de Navegantes e movimentados 6.138.633 toneladas com a movimentação de 571.581 TEU’s (Twenty Foot Equivalent Unit – unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés de comprimento).

No mês de setembro foram registradas 46 horas de impraticabilidade da barra em função de ocorrência de ondas e ventos acima dos limites operacionais
No mês de setembro foram registradas 46 horas de impraticabilidade da barra em função de ocorrência de ondas e ventos acima dos limites operacionais

Os demais terminais privativos registraram as seguintes movimentações de navios e cargas no mês de setembro: BRASKARNE (2 escalas) com 8.616 toneladas, TEPORTI (4 escalas) com 8727 toneladas e POLY TERMINAIS (1 escala) com 3.400 toneladas.

Para o superintendente do Porto de Itajaí, Engº Marcelo Werner Salles, essa projeção continua positiva, “Esses números que o complexo portuário vem apresentando são extremamente importantes para demonstrar a retomada da economia catarinense. Isso nos dá equilíbrio financeiro para o porto e consequentemente distribuição de receita e renda para a cidade de Itajaí’, concluiu Salles.

No mês de setembro foram registradas 46 horas de impraticabilidade da barra em função de ocorrência de ondas e ventos acima dos limites operacionais. O cancelamento de três escalas foi decidido por conveniência do armador.

Na totalização da movimentação da balança comercial de Santa Catarina, setembro destacou ainda 60% no sentido de cargas exportadas e 40% de cargas importadas do comércio exterior, elevando a uma cifra de US$ 2,4 Bilhões com um crescimento de 29,6%.
Os principais produtos exportados em setembro foram: alimentos em geral (38%), madeira (19,6%) e plásticos e borrachas (18,9%). Nas importações o destaque ficou por conta de produtos químicos (113,5%), alimentos em geral (39,3%) e pescados em geral com 33,6%.

O relatório completo de estatísticas referente ao mês de setembro de 2018 pode ser conferido no link abaixo:

http://www.portoitajai.com.br/novo/estatisticas/196/Estat%C3%ADstica%20de%20Setembro%20de%202018


Fonte: Luciano Sens/PI