EXPOMAIS: Associação Empresarial busca novos mercados para crescimento da economia de Criciúma

0
808

 

Slide3

Uma das mais influentes Associação Empresarial de Santa Catarina, Associação Empresarial de Criciúma, está lutando para reconquistar o desenvolvimento da primeira e maior cidade do sul de Santa Catarina. Uma de suas campanhas foi realizado para a valorização do voto regional, a iniciativa deu resultado nas urnas:  somente à cidade ganhou três deputados federais e outros oitos deputados estaduais.

Agora o passo é buscar novas fontes de economia para uma cidade que viveu por décadas tendo o carvão como principal economia, chegando a ser denominada de “Capital Nacional do Carvão”, hoje com uma população estimada em 200 mil habitantes enfrenta graves desafios para voltar para o ranking do PIB catarinense.

Diante do quadro ou da falta de maior de maior articulação do Poder Público Municipal – o setor privado dá a resposta na busca de novos mercados. Bom, para estimular o empresariado local nesta terra colonizada por imigrantes provenientes da Itália em sua maioria, Acic cria a EXPOMAIS – Encontro Sul Brasileiro de Marketing, Administração, Inovação e Sinergia que entra para terceira edição. A proposta arrojada e integradora da Expomais, sem similar no sul catarinense, traz trilhas intensas, focadas nas propostas atuais de mercado.

O encontro, que ocorre em diversos espaços da ACIC, é uma cocriação entre entidades empresariais e instituições educacionais aliadas ao desafio de proporcionar momentos únicos de conhecimento, que navegam entre os conteúdos apresentados pelos seus palestrantes. São elas: ACIC, CDL de Criciúma, Esucri, IFSC, Satc, Sebrae, Senac, Senai e Unesc. A Expomais tem inúmeros apoiadores, sendo apresentada pela Betha e Sicredi.

São dois dias de evento (17 e 18/10), além do preview, no dia 16/10, exclusivo para acadêmicos.

Slide1

A Expomais inova e vai trazer tecnologia holográfica para conversar com seus participantes. A ação ocorre com o apoio da AG3 Tecnologia e do Grupo Búrigo. Além da holografia, o evento também vai contar com uso de tecnologia de realidade virtual e realidade aumentada.

Segundo os organizadores, também vai rolar um game superdivertido com direito a brindes surpresa no final do evento, por meio do app Expomais, outra novidade. Para competir, os participantes precisam baixar o aplicativo e gerar pontos por meio de interações como likes, comentários e avaliações. As melhores colocações vão receber brindes especiais.

Vivências com uso realidade aumentada, holografia, bate-papos, trocas de conhecimento, apresentações de cases, painéis e labs, além de um time de palestrantes reconhecidos internacionalmente será a base de experiências únicas que a Expomais vai proporcionar aos seus participantes. O encontro, que ocorre nos dias 17 e 18 de outubro em Criciúma, é focado nas tendências de mercado das áreas de Marketing, Administração, Inovação e Sinergia.

A proposta arrojada e integradora da Expomais, sem similar no sul catarinense, soma-se a credibilidade das suas cocriadoras e das organizações que se aliam a este desafio, compartilhando conhecimento e proporcionando networking a profissionais, engajados ao projeto em função da relevância dos conteúdos apresentados pelos seus palestrantes.

Nós desenhamos a experiência do público para que ele possa participar ativamente, usando da tecnologia para interagir, definir suas preferências de atividades e se apropriar de conteúdos. As trilhas são intensas e muito produtivas e trazem painéis com profissionais da região, de grandes empresas nacionais e atividades práticas com novas metodologias”, ressalta o membro do comitê gestor da Expomais, Timóteo Paes de Farias.

Palestra Internacional

A Expomais vai trazer diretamente de Portugal, Paulo D’Uva, que viveu a experiência de se reinventar e buscar alternativas que desenvolvessem novas estratégias para alavancar o Centro Português de Design, após o país entrar em uma crise econômica, assim como o Brasil.  Hoje, o país está em fase de recuperação, que só tem ocorrido por conta do trabalho em conjunto dos portugueses, em suas diferentes áreas, desde a gestão e o empreendedorismo, até a arte.

  Palestras âncoras do evento

Com o objetivo de oferecer uma experiência única aos participantes, a Expomais traz atividades que se desenvolvem por meio do aperfeiçoamento e da troca de experiências. Além de palestras com nomes de expressão das áreas de marketing, administração, inovação e sinergia:

Ana Carla Fonseca – “Cidades Criativas – O futuro do (seu, meu, nosso) trabalho”

Referência em economia criativa, cidades criativas, negócios e desenvolvimento, é Administradora Pública pela FGV; Economista, Mestre em Administração e Doutora em Urbanismo pela USP; MBA pela Fundação Dom Cabral. É curadora de congressos internacionais e Diretora de Conteúdo da ExpoGestão.

Artur Igreja – “Transformação Digital e Inovação Disruptiva”

Ele é um dos A’s da plataforma AAA com Ricardo Amorim, do Manhattan Connection, e Allan Costa. Investidor anjo e professor da FGV, Igreja tem experiência profissional e acadêmica em mais de 25 países.
Carlos Alberto Primo Braga – “O Futuro da Economia Brasileira”

Professor Associado da Fundação Dom Cabral – FDC. Professor de Economia Política Internacional, pelo International Institute for Management Development, IMD, Suíça, desde 2012. Docente Visitante lecionando Economia dos Direitos de Propriedade Intelectual, no Instituto Mundial do Comércio (Centro Conjunto das Universidades de Berna, Neuchâtel e Friburgo), Suíça, 2001.

Martha Gabriel  – “Growth Hacking”

Uma das maiores pensadoras do digital no Brasil, Martha, retorna à Criciúma, trazendo seu conteúdo e vivência de keynote internacional, com mais de 70 palestras realizadas no exterior.  Premiada por 3 vezes em congressos americanos, figura entre os 50 bloggers mais influentes do mundo. Seu livro, “Você, Eu e os Robôs: Pequeno Manual do Mundo Digital” bateu recorde de vendas no lançamento. Palestrou também em 4 TEDx. Escritora, artista plástica, é também apresentadora da websérie “Caminhos da Inovação” e do “SEBRAE Digital” da Rádio Jovem Pan.

Marcio Ballas – “Improviso e Criatividade”

Ator, diretor e dramaturgo, Ballas, tem formação na França e Bélgica e traz a criatividade e a inovação para as organizações fruto da sua percepção clown. Visto por mais 200 mil pessoas no espetáculo de improviso Jogando no Quintal, apresentou-se com os “Palhaços Sem Fronteiras” franceses na África e em campos de refugiados durante a guerra do Kosovo. Atuou no “Doutores da Alegria” e foi apresentador do “É Tudo Improviso” na Band, “Cante Se Puder” e “Esse Artista Sou Eu” no SBT. Diretor artístico da Casa do Humor.

Paulo Alexandre Bago D’Uva – “Design, um GPS para novos mercado”

Mestrado em design e biônica aplicada à arquitetura no centro de pesquisa do IED e Domus Academy em Milão. Professor de Projeto e Consultor do CPD e Design Estratégico para a internacionalização de Marcas. Diretor fundador do Mestrado em Engenharia e Design na Universidade de Aveiro, onde leciona. Orienta teses júri de vários concursos internacionais, há 20 anos acompanhando a Nautiber, conclui agora um PhD cruzando Design Naval, Ambiente e Turismo para criação do Cluster Marítimo-Turístico.

Shelley de Souza Carneiro – “Sustentabilidade”

Graduação em ENGENHARIA MEC NICO/CIVIL – IPUC/Kenidy – MG, tem Especialização em Engenharia Econômica (UFMG); Engenharia Nuclear (USP/SP), Engenharia Ambiental (Itália), Engenharia de Segurança do Trabalho (UFMG e Engenharia de Transportes (PUC/MG). Mestrado em Engenharia Nuclear (Roma/Itália). Foi Secretário Adjunto de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais. Foi Diretor Geral do Instituto Estadual de Florestas – IEF. É Assessor da Diretoria de Relações Institucionais da CNI e membro da Comissão Nacional para os ODS (CNODS).

Leandro Antunes Berti – Preview Exclusivo para Acadêmicos – “Nanotecnologia”

Coordenador-Geral de Tecnologias Convergentes e Habilitadoras (CGTC), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações do Brasil (MCTIC), responsável pela política pública nacional, estratégia, iniciativas de Nanotecnologia, Fotônica, Materiais Avançados e Manufatura Avançada e Membro da Comissão de Ciência e Tecnologia do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, BRICS WG Photonics National Representative, OECD (Bio-, Nano- and Converging Technologies (BNCT)) – Nanotecnology National Representative, Brazil-Canada Joint Committee for Cooperation on Science, Technology and Innovation. Autor dois livros sobre regulação com Nanossegurança: Guia de Boas Práticas em Nanotecnologia para Indústria e Laboratórios e Nanossegurança na Prática: Diretrizes para análise de segurança de empresas, laboratórios e consumidores que usam nanotecnologia.

Atividades paralelas

A Expomais conta ainda com o Case Mais, com apresentação dos projetos com maior êxito nas áreas abordadas pelo evento. Ele traz as temáticas “Gestão pública em eventos com foco no empreendedorismo e inovação”, Librelato”, “Conhecimento Gera Crescimento” e “SHOPPromo – a inédita plataforma brasileira omnichannel para shopping center”.

Já o Painel Mais funciona como um centro de debate, promovidos por especialistas junto ao público. A atividade conta com temas como “O novo Protagonismo da Comunicação”, “Transformação Digital”, “Gestão e Desenvolvimento de Talentos” e “Compliance: como implementar”.

Os participantes também poderão ir além da teoria e se apropriar da prática no Lab Mais. Exercitando metodologias ensinadas, além de ter a oportunidade de exporem suas habilidades junto às ferramentas e técnicas abordadas no encontro. Essa atividade conta com atividades com temas como “Design Spirit”, “Inovação centrada em pessoas” e “Experiência de aprendizado e imersão”.