O Sebrae/SC realizou a entrega do Plano de Desenvolvimento Integrado de Turismo para o município de Navegantes. O documento, que conta com missão, visão e objetivos estratégicos para o desenvolvimento da atividade turística a curto, médio e longo prazo, tem como objetivo trazer novos conceitos de atuação no setor turístico. Na ocasião, também foi entregues o plano estratégico de marketing e a nova identidade visual do município.
O projeto também está disponível na versão digital, o que garante maior facilidade no acompanhamento das etapas, bem como na interação com a equipe de consultores do Sebrae. Os gestores públicos também receberam da entidade o mapa conceitual, que traz toda a oferta turística da cidade: informações históricas, mapeamento dos atrativos, gastronomia, opções de lazer, entre outros. De acordo com o consultor do Sebrae, Carlos Capellini, foram criadas estratégias que passam pela área de capacitação, conscientização, integração do poder público e iniciativa privada, desburocratização da legislação, incentivo na gestão dos equipamentos turísticos, criação de produtos e roteiros turísticos. “Os dois planos, turismo e marketing, devem ser trabalhados juntos afim de trazer maior assertividade” explica.
O secretário de Turismo de Navegantes, Sergio de Souza, reafirmou o potencial da cidade e o investimento no segmento. “O próximo passo é a aprovação do plano junto ao poder público, que nos possibilitará a captação de recursos do Governo Federal, devido à concomitância com as estratégias do Ministério do Turismo”, comenta. Ainda de acordo com o gestor, o turismo deve ser representado em todos os âmbitos para o desenvolvimento da sustentável da cidade. “O engajamento da iniciativa privada junto a pública é de suma importância para que este plano seja executado de ponta a ponta”, diz o secretário.
O plano faz parte do Programa “Destinos Turísticos Inteligentes” do Sebrae/SC, que conta com ações que incentivam e tornam possível o desenvolvimento econômico de toda a região, com foco nas atividades das empresas de pequeno porte. “Através deste documento será possível visualizar as ações que irão tornar o turismo local forte e sustentável, além da possibilidade de se tornar referência para o Estado. Já o plano estratégico de marketing permitirá aos gestores saber como e onde investir para fomentar o turismo”, finaliza o gestor de Projetos da entidade, Celso Orlando Pirmann.