Wrestling: Recuperada de cirurgia, Aline Silva mantém foco nos Jogos Pan-Americanos

0
524
Foto: Ruiva Fight/CBW
Foto: Ruiva Fight/CBW
Foto: Ruiva Fight/CBW

Atleta de wrestling já havia conquistado a vaga nos Jogos Sul-Americanos de Cochabamba na Bolívia

A brasileira Aline Silva, atleta de wresling, também conhecida como luta olímpica, está focada para os Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru no próximo ano. A atleta já conquistou e agora planeja a temporada 2019. A vaga veio nos Jogos Sul-Americanos de Cochabamba na Bolívia, realizados no mês de junho.

Fora dos tapetes de luta, a atleta paulista faz um trabalho intenso de recuperação de uma cirurgia no joelho. A lutadora também teve trombose no começo do ano e, devido ao tratamento, deixou de participar de importantes competições no primeiro semestre.

“Foi muito bom ter conseguido me classificar, mesmo estando com o joelho machucado. Fiquei muito feliz. Agora eu estou operada e só voltarei em março a competir, mas terei tempo de lutar o Pan. Vai fazer oito semanas da cirurgia, e estou fazendo fisioterapia todos os dias para a recuperação.”, comentou Aline Silva.

Nos Jogos Sul-Americanos, Aline Silva foi superada apenas pela colombiana Andrea Olaya. Como Andrea foi medalhista de ouro e já estava classificada para os Jogos, a brasileira carimbou a vaga vencer a peruana Diana Cruz por touche. Ela venceu também a boliviana Maria Pacheco e a venezuelana Maria Acosta.

Aline Silva já cravou seu nome história da luta olímpica brasileira. Em 2006 conquistou a inédita medalha de prata no Mundial Júnior e em 2014 sagrou-se vice-campeã mundial sênior na categoria até 75kg. A atleta ainda tem no currículo duas medalhas em Jogos Pan-Americanos (Guadalajara2011 e Toronto2015), dois ouros em Mundiais Militares, 12 títulos em campeonatos brasileiros e 10 em campeonatos paulista, entre outros resultados expressivos.

Mesmo fora de competições, Aline Silva se manteve próxima do esporte e das causas sociais, e ao lado de sua mãe, abriu uma associação e o projeto MEMPODERA, onde ela oferece à meninas entre 6 e 15 anos a oportunidade de ingressar no esporte através do wrestling, e a chance de aprender inglês. O projeto é realizado em Cubatão (SP).