A classe HPE 25 está confirmada na Semana de Vela de Ilhabela 2018, marcada para o período de 20 a 28 de julho. Com 61 barcos construídos, a categoria é muito procurada pelos velejadores brasileiros e deve levar a maior parte de sua flotilha de monotipos para as regatas no litoral norte paulista.
O atual campeão da HPE 25 em Ilhabela é o Ginga, uma das tripulações mais entrosadas da categoria. Campeonatos estaduais, nacionais e outras competições, incluindo a Copa Suzuki, colocam a classe no calendário de provas.
Velejadores medalhistas olímpicos como Robert Scheidt e Bruno Prada sempre participam das regatas ao lado dos amadores.
Em 2018, a tripulação argentina do Gualicho del Sur alugou um barco para disputar o evento. A equipe geralmente participa de provas em categorias de barcos maiores e agora estreia no HPE 25. ”Pelo que sei, o HPE 25 é um barco ágil, mas não para atletas. É possível de alugar também!”, disse Gustavo Raiberti.
O Gualicho del Sur terá outros três argentinos correndo: Cecilia von Reichenbach, Josefo Serra e Federico Asnaghi.”Esperamos ter uma regata divertida e sem a regra do rating. Em Ilhabela, certamente teremos bom clima e provas interessantes, melhor do que o de La Plata, uma cidade vizinha de Buenos Aires”, completou Gustavo Raiberti.
Outra equipe que vai correr de HPE 25 é o Mussulo Angola Cables. Comandada pelo médico angolano|brasileiro José Guilherme Caldas, a tripulação se dividirá em dois barcos na Semana de Vela. Para a Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil, o Mussulo usado será o Bavaria 55, por se tratar de uma regata de longo percurso. Já nas demais provas do calendário, o veleiro escolhido será o HPE 25.
”As regatas de percurso menor são difíceis para um Bavaria 55, um barco grande, pesado e que demora muito para retomar velocidade. Vamos apostar as fichas na Alcatrazes, somente. Mas esse ano vamos correr de HPE 25 com uma tripulação de Salvador. Já estamos treinando em regatas do Circuito Baiano para a Semana de Vela de Ilhabela”, disse José Guilherme Caldas. Os parceiros dele serão Leo Chicourel, Rafael Martins e Beto Vita.
Ouça o PODCAST com José Guilherme Caldas
O time do Mussulo Angola Cables fará um treino intensivo em julho com um especialista na categoria HPE 25. ”Realmente será uma coisa diferente. Faz anos que não faço vela em barcos menores. Será importante para eu e o Leo Chicourel treinarmos para regatas em duplas, como a Transat Jacques Vabre”.
Sobre a HPE 25
A HPE 25 foi idealizada por Eduardo Souza Ramos e Felipe Furquim. Após criação do projeto pelo argentino Javier Soto Acebal, a construção do primeiro barco da Classe HPE 25 foi consolidada nas dependências de uma fábrica automobilística no interior de São Paulo.
”Eu queria um barco simples, moderno, veloz, divertido, acessível e versátil. E o HPE 25 superou as minhas expectativas”, disse o velejador Eduardo de Souza Ramos ao site oficial da categoria.
A categoria tem um ranking próprio chamado de Gil Souza Ramos, que contará com a maior premiação já oferecida na história da vela nacional. O vencedor levará um HPE25 novo fabricado pela RIO STAR!
O evento final será no Iate Clube do Rio de Janeiro, entre 10 e 11 de novembro de 2018, uma semana antes do brasileiro da classe. O vencedor deve, obrigatoriamente, entregar o seu HPE 25 para receber o prêmio conforme regulamento.
A Semana de Vela de Ilhabela conta com outras duas classes de design único: C-30 e HPE30.
As inscrições seguem abertas e os velejadores devem fazer o processo exclusivamente por meio do site www.svilhabela.com.br.
O evento ocorre no Yacht Club de Ilhabela e chega à sua 45ª edição com as seguintes classes convidadas: ORC, IRC, BRA RGS, Clássicos, C-30, HPE30, HPE25 e Bico de Proa. Será realizado em paralelo o Campeonato Brasileiro de C-30 e a Regata por Equipes.