Barco do holandês Bouwe Bekking ganha segunda etapa consecutiva e lidera a Volta ao Mundo ao lado dos espanhóis do MAPFRE. Os chineses do Dongfeng Race Team perdem posições, mas ainda estão vivos na disputa. Falta apenas uma etapa para o fim do campeonato
O Team Brunel foi vencedor da décima etapa da Volvo Ocean Race, percurso de 1.300 milhas entre Cardiff (País de Gales) e Gotemburgo (Suécia). Na noite desta quinta-feira (14), a equipe de Bouwe Bekking completou a prova em 4 dias, 5 horas e 12 minutos. O MAPFRE finalizou em segundo lugar, um pouco mais de um minuto atrás – 4 dias, 5 horas e 13 minutos.
“Não fizemos escolhas diferentes e vencemos. Não relaxamos, pois estávamos pouco à frente”, contou Bouwe Bekking.
O team AkzoNobel, da brasileira Martine Grael, ficou em terceiro lugar, com 4 dias, 5 horas e 32 minutos de regata. Na sequência chegaram Dongfeng Race Team, Turn The Tide on Plastic e Vestas 11th Hour Racing.
O resultado embola a classificação Volvo Ocean Race 2017-18. MAPFRE e Team Brunel estão empatados agora na liderança com 65 pontos. O MAPFRE leva vantagem no desempate!
”Agora só precisamos vencer a etapa em Haia. Vamos dar nosso melhor”, disse Bouwe Bekking ainda a bordo do Team Brunel nas águas de Gotemburgo.
Se o campeonato terminasse hoje, o MAPFRE seria o campeão. A equipe espanhola lidera as In-Port Race Series, que valem como desempate.
Publicidade
Quarto colocado em Gotemburgo, o Dongfeng Race Team tem 64 pontos, incluindo o ponto extra por ter percorrido mais milhas em menos tempo na Volta ao Mundo.
“Eu imagino que para todos os fãs da regata será uma última etapa muito divertida. Vamos dar tudo o que temos, vamos tentar ganhar a etapa ou mais na frente dos outros dois”, citou Charles Caudrelier, do Dongfeng Race Team.
Porém a decisão fica para a última etapa. A largada da perna entre Gotemburgo (Suécia) e Haia (Holanda) será no domingo (21). A prova de 700 milhas terá um contorno obrigatório em Aarhus (Dinamarca).
Fonte – Flávio Perez –Volvo Ocean Race