InovAmfri é um projeto de empoderamento regional com um planejamento de desenvolvimento econômico e social para os próximos anos, com a participação do Governo do Estado, Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri), com apoio da Fiesc, Sebrae, Univali e outras entidades. O principal articulador do projeto e presidente do InovAmfri ex-deputado Paulo Bornhausen, ministra na terça feira, às 12 hs, uma Conferência com o tema: Inovação e o desenvolvimento regional na em Criciúma, no 1º Fórum de Transporte e Desenvolvimento Regional promovido pela Amrec.
Congregar gestores públicos, empresas, terceiro setor, especialistas e a sociedade civil para refletir e buscar soluções para a temática transporte, de cargas e passageiros, é o objetivo do 1º Fórum de Transporte e Desenvolvimento Regional, que será promovido no dia 15 deste mês, a partir das 8h30min, na sede da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC).
À frente do evento está a doutora em Planejamento de Transportes e Desenvolvimento Urbano pela Universidade de Tübingen, na Alemanha, Natália Martins Gonçalves, profissional de renome internacional e ampla atuação acadêmica, além de projetos voltados à iniciativa pública e privada. No Sul catarinense, Natália foi responsável pelo planejamento operacional e implantação do Sistema Integrado de Transporte Coletivo de Criciúma, em 1996. “É um chamamento à sociedade do Sul catarinense para que venha compartilhar suas experiências, seus saberes e conhecimentos. Precisamos de soluções para a conectividade entre os modais de transporte, conectando o território e gerando desenvolvimento sustentável”, pontua.
O evento terá palestras, mesa redonda e debates sobre o tema com a participação de autoridades de renome na área, como o Deputado Estadual Luiz Fernando Cardoso, ex-Secretário de Estado de Infraestrutura; o presidente do Conselho Consultivo do InovAmfri, Paulo Bornhausen; o diretor da Ferrovia Tereza Cristina S/A, Benony Schmitz Filho; e o sócio-diretor da Meta Central de Serviços, Carlos Jones Goicocheia.
Entre os temas abordados estarão: a falta de conectividade, apoio de estruturas logísticas entre os diversos modais de transportes de cargas e passageiros existentes na região. Além da falta de incentivo no desenvolvimento de negócios, propostos em uma perspectiva regional. “A região não deve competir linearmente com ela mesma”, defende a doutora.
Programação 1º Fórum de Transporte e Desenvolvimento Regional
8h – Recepção
8h45min – Abertura
9h – Briefing da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Deputado Luiz Fernando Cardoso)
9h30min – Mesa Redonda com o tema: Transporte e desenvolvimento regional para municípios do Sul de SC (Dra. Natália Martins Gonçalves; Murialdo Gastaldon – Prefeito de Içara; Dimas Kammer – Prefeito de Forquilhinha)
9h30min – Mesa Redonda com o tema: Transporte e desenvolvimento regional para municípios do Sul de SC (Dra. Natália Martins Gonçalves; Murialdo Gastaldon – Prefeito de Içara; Dimas Kammer – Prefeito de Forquilhinha)
10h30min – Intervalo
11h – Mesa Redonda com o tema: Transporte Ferroviário e o desenvolvimento regional (Carlos Jones Goicocheia – Meta Central de Serviços e Benony Schmitz Filho – Ferrovia Tereza Cristina S/A)
12h – Conferência com o tema: Inovação e o desenvolvimento regional (Paulo Bornhausen – InovAMFRI)
12h40min – Sessão de Fechamento Fórum
13h – Encerramento