Rio Grande do Sul – Náutica – Jangadeiros participa com time de 15 atletas na Copa da Juventude 2018

0
256
Torben Grael e  Martine Grael em Itajaí na VOR/
Torben Grael e Martine Grael em Itajaí na VOR/

 

O pai da única brasileira na regata Volvo Ocean Race, Martine Grael – o campeão Olímpico, Torben Grael estará na capital baiana para acompanhar a competição. A Cerimônia de Abertura e as disputas começam na terça-feira (1º de maio) e seguem até sexta (4 de maio). Campeonato será o principal evento classificatório para definir a equipe brasileira que disputará o Mundial da Juventude 2018, em Corpus Christi, nos Estados Unidos, de 14 a 21 de julho.

Mais um importante desafio para a equipe do Jangadeiros, de Porto Alegre. A mais importante competição da Vela Jovem, que envolve atletas de até 19 anos, a Copa da Juventude 2018 (que este ano também vale como Campeonato Brasileiro Interclubes)  terá quatro dias de disputas na Baia de Todos os Santos. Concorrem as classes 29er, Laser Radial, 420, RS:X, nas categorias Masculino e Feminino. As primeiras regatas estão previstas para terça-feira, dia 1º, a partir de 13h de Brasília. A competição vai reunir cerca de 70 velejadores de seis estados do País nas águas da Praia de Inema até a sexta-feira (4).

Serão premiados os três primeiros colocados na classificação geral de cada classe. Também haverá pontuação para os melhores Clubes.

Classe 29er/ Imagem Claudio Bergman
Classe 29er/ Imagem Claudio Bergman

O evento vai levar a Salvador um dos maiores esportistas do Brasil. TORBEN GRAEL, dono de cinco medalhas em Jogos Olímpicos, estará na capital baiana a partir de quarta-feira (2), para acompanhar a competição da Vela Jovem nacional.

Torben tem no currículo duas medalhas de ouro (Atlanta-1996 e Atenas-2004, ambas na classe Star), uma de prata (Los Angeles-1984, na classe Soling) e duas de bronze (Seul-1988 e Sydney-2000, novamente na Star). Além disso, foi eleito para o Hall da Fama da vela em 2015 e é um dos vice-presidentes da World Sailing (Federação Internacional de Vela). Atualmente, é o coordenador técnico da Equipe Brasileira de Vela e esta semana está na etapa de Hyères da Copa do Mundo da World Sailing (Federação Internacional de Vela). Da França, Torben vai direto para Salvador ver de perto as principais promessas da modalidade em ação.

 


Fonte – Neiva Mello