A regata já terminou com a chegada do barco MAPFRE, o skipper do barco espanhol classificou o trajeto como um dos seus maiores desafios de passagem pelos mares do sul, bom Xabi Fernandez , á está na Vila da Regata e seu barco em reparos. Mas ainda em alto mar e movido a motor – está vindo o barco Vestas. Ele não está participando desta perna.
“Sim, nós estamos no caminho para Itajaí, mas não estamos mais na Leg 7. Esperamos chegar no meio da próxima semana e fazer alguns reparos (reparos e um novo mastro), a tempo de juntar-se para a perna 8 que leva a Newport”, a afirmação é do Thomas John McMaw, Gerente de Projetos Sênior do Team Vestas, exclusivo para o site Regata News.
Com mastro quebrado devido às fortes tempestades e outras avarias, os marinheiros chegaram ao porto de Stanley, Ilhas Falkland, onde toda a cidade se uniu para apoiar os esforços da equipe de retornar à corrida.
Para John, “Nós certamente tivemos uma intensa campanha, com alguns desafios muito grandes, mas nós vamos superar estes cada vez, e nosso espírito permanece elevado para continuar na corrida e manter a ser tão competitivo como temos sido até agora.”, avalia
O barco azul deixou as Ilhas Malvinas no sábado, dia 7 de abril – navegando à motor até Itajai uma viagem de 1400 quilometros – sob motor e vela. A jornada deve levar de 8 a 10 dias, lá pelo dia 18 de abril, quatro dias antes do início da 8ª etapa para Newport, Estados Unidos.
“Estamos ansiosos para vê-lo em Itajaí na próxima semana” concluiu Thomas John McMaw
Adilson Pacheco – da Redação