Barco espanhol, atual líder da classificação geral, voltou ao modo regata na sétima etapa da Volvo Ocean Race após parar no Cabo Horn para arrumar a vela grande, mastro e a retranca no dia 30 de março. Comandado pelo campeão olímpico Xabi Fernández, recebeu assistência de sua equipe de terra e até do barco da Família Schürmann.
Um dos portos de parada dos Schürmann é Itajai, porto de parada brasileira da regata volta ao mundo. E mais, o barco Kat foi fabricado em estaleiros de Itajai.
Assim relata Heloísa Schürmann, tripulante do veleiro Kat, em sua página no twiter: “Solidariedade no mar. Esta noite prestamos apoio para a embarcação líder da 13º edição da Volvo Ocean Race, no Cabo Horn. Fizemos uma pausa na preparação da filmagem do nosso documentário, para ajudar o barco que apresentou problemas no mastro e na velas.
Wilhelm, nosso filho, zarpou de Puerto Willians para o Cabo Horn com a equipe de técnicos do barco da regata e apoio, 12 horas de intenso trabalho e com reparos prontos, o time espanhol retomou para a corrida hoje pela manhã”