A bordo do Caiçara – Edu Grigaitis / Balaio de Ideias
São Paulo – A temporada de 2017, praticamente perfeita para o Caiçara, motiva as tripulações rivais a intensificar treinos e buscar ajustes mais finos em seus barcos. O Caiçara conquistou o tricampeonato do Circuito Ilhabela – Copa Suzuki e faturou a Semana de Vela, título mais cobiçado do ano. A partir deste fim de semana (10 e 11/3) os barcos estarão de volta à Capital Nacional da Vela para a abertura da promissora temporada, com sede no Yacht Club Ilhabela.
Cientes da hegemonia dos tripulantes do Caiçara em Ilhabela, velejadores das demais equipes terão de buscar o aprimoramento. “Hoje temos um novo “bicho papão” na raia, o Caiçara. E muito merecidamente, pois é a tripulação que mais treina e que tem se mantido unida com entrosamento invejável. Os resultados deles não são de graça”, elogia o comandante Mauro Dottori, do Caballo Loco, atual vice-campeão da Copa Suzuki e da Semana de Vela de Ilhabela.
“Creio que 2018 será um ano no qual a vela começará a reverter a situação de poucos participantes, acompanhando a ainda tênue recuperação da economia. O fato de contarmos com um C30 a mais na raia (Kaikias) com o compromisso de participar de todas as regatas do Circuito Ilhabela e da Semana de Vela, é uma primeira mostra de tendência para a retomada”, considera Dottori.
“O Kaikias passará por um período de aprendizado, como todos nós. A tripulação comandada por Flávio Catanhede é experiente na vela oceânica e vai aprender rápido. O que está garantida é a nossa diversão e o show que os C30 dão na raia. A classe tem tudo para continuar a ser uma das mais desejadas do momento, apresentando ao mesmo tempo, união e competitividade”, destaca o comandante do Caballo Loco.
Novo visual para os tricampeões – Como novidade para esta temporada, a tripulação do Caiçara, sempre impecavelmente vestida, terá novo visual a bordo. O barco contará com o apoio da UVLINE Campinas e Ilhabela no fornecimento dos uniformes. “Esta marca é pioneira no mercado brasileiro na produção de roupas e acessórios com proteção FPU+50, que bloqueia 98% dos raios UVA e UVB, mas não adiante apenas ter qualidade no uniforme, após alguns meses sem velejar, teremos de nos esforçar muito para desenferrujar e manter o nível do Caiçara”, discursa com humildade o comandante Marcos de Oliveira Cesar.
Terceiro colocado em 2017, o eCycle +Realizado vem evoluindo a cada temporada em busca das primeiras posições. “Neste ano teremos mais barcos na raia e a competição ficará mais acirrada. Nossa tripulação passou por algumas mudanças, estamos todos muito motivados e partiremos para cima. Na semana passada, vi o pessoal do Caballo Loco treinando na ilha,que demonstra que todos estão realmente determinados a fazer o melhor”, relata Ricardo Apud, trimmer do eCycle +Realizado. O barco Barracuda, de Humberto Diniz, completa a flotilha da classe C30 na Copa Suzuki.
Calendário 2018 da Classe C30
10, 11 e 17,18 de março
XVIII CIRCUITO ILHABELA
Copa Suzuki – 1ª Etapa
9, 10, 16 e 17 de junho
XVIII CIRCUITO ILHABELA
Copa Suzuki – 2ª Etapa – Warm up
20 a 28 de julho
45ª. SEMANA DE VELA DE ILHABELA
25 e 26 de agosto
1 e 2 de setembro
XVIII CIRCUITO ILHABELA
Copa Suzuki – 3ª Etapa
24 e 25 de novembro
1º e 2 de dezembro
XVIII CIRCUITO ILHABELA
Copa Suzuki – 4ª Etapa e
XVII Regata Volta à Ilhabela
Fonte – Ary Pereira Jr –