Esporte – Náutica- Balneário Camboriú é importante centro de prática de esportes náuticos

0
287

 

Balneário Camboriú - Imagens: Adilson Pacheco/RN
Balneário Camboriú – Imagens: Adilson Pacheco/RN

O estado de Santa Catarina é conhecido Brasil – e mundo – afora por suas belezas naturais, especialmente as praias. Isto faz com que muitos busquem imóveis à venda em Balneário Camboriú e outras localidades litorâneas: além de aumentar o patrimônio, ter uma casa ou apartamento permite aproveitar muito mais a região.

Esta cidade, aliás, é uma das mais conhecidas e populares em toda a América Latina: nos meses de alta temporada de 2017, ela recebeu mais de 2 milhões de turistas! Com isso, não é raro escutar até idioma estrangeiros em suas praias.

Por mais que muitos destes estejam apenas em busca de sol e água fresca, há uma parcela considerável de pessoas que chegam com o objetivo de aproveitar o mar, os esportes náuticos e os de aventura, coisas que não faltam em Balneário Camboriú!

Slide2

Esportes náuticos em Balneário Camboriú: quais são as atividades disponíveis?

Há empresas especializadas em esportes náuticos e outras atividades relacionadas ao mar ao longo de praticamente toda a costa de Santa Catarina. Ainda assim, há algumas cidades que se destacam devido à alta procura e excelente infraestrutura para a sua prática: Balneário Camboriú é uma delas. Confira algumas das atividades que você pode praticar nesta cidade:

Slide3

Velejar

Velejar é tanto um prazer quanto um esporte. Nesta modalidade, o responsável pelo veleiro define a sua direção conforme o movimento das duas faces da vela, de forma semelhante à maneira como um piloto de avião muda a altitude da aeronave.

Como a cidade de Balneário Camboriú conta com várias marinas e escolas de navegação, não é incomum notar pessoas velejando em sua costa. Se você não tem uma embarcação própria, é possível até mesmo alugar veleiros e fazer aulas para aprender a operá-los..

Navegar em iates

Apesar de geralmente associados ao luxo, o iate é uma embarcação usada essencialmente para o lazer e o relaxamento. Há modelos que são verdadeiras casas, com cômodos completos e todo o conforto!

Quem já esteve em imóveis em Balneário Camboriú com vista para o mar sabe como os iates dominam a paisagem. Ao longo de toda a costa catarinense, as pessoas costumam usá-los para fugir do movimento das praias sem abrir mão da proximidade com o mar.

Se você não tem uma embarcação própria, é possível alugar uma em um dos estabelecimentos especializados da cidade. Também há empresas que operam passeios charter (sob medida) para grupos, em barcos de todos os portes.

Caso você esteja planejando ter um iate próprio, poderá mantê-lo no Iate Clube local quando não estiver sendo usado. Ele também conta com uma excelente estrutura para que os sócios passem o tempo.

Slide5

Andar de Jet ski

Se os veleiros e os iates são para quem gosta de calmaria, o jet ski é para os amantes da aventura! Semelhante a uma modo, ele pode ser ocupado por até duas pessoas, que percorrem o mar em alta velocidade. É muito comum vê-los em Balneário Camboriú.

Não é comum que quem viva na cidade ou a visite com frequência tenha um veículo próprio. Se não é o seu caso, não se preocupe: há vários estabelecimentos que os vendem e alugam.

Entretanto, para pilotá-lo, é preciso ter uma licença. Ela é adquirida após a aprovação em exame aplicado pela Capitania dos Portos. O candidato somente pode se inscrever nela depois de passar por um treinamento técnico específico, fornecido por várias escolas em Balneário Camboriú e região – há, inclusive, uma marina especializada, a Marina JetHouse. Bem como empresas que dão aulas para pilotar jet ski.

Praticar a pesca em alto mar

A pesca esportiva é perfeita para quem gosta de relaxar. A beleza e a variedade de peixes do litoral brasileiro e catarinense os torna perfeitos para a prática da atividade. Além do descanso, você pode levar um belo jantar para casa!

Em Balneário Camboriú, é possível praticá-la tanto com embarcação própria quanto contratando uma das muitas empresas que organizam excursões para grupos. A cidade também abriga estabelecimentos especializados em artigos para pesca, como varas, iscas, molinetes, etc.

Fazer windsurf

O Windsurfe também é um esporte para quem gosta de aventura. Semelhante ao veleiro e à modalidade olímpica de vela, é praticado em um equipamento que tem como base uma prancha idêntica à de surfe e uma vela anexada a um mastro, que é usada para definir a sua direção

Basicamente, quem pratica windsurfe plana sobre o mar usando apenas a força do vento. Por isso, a modalidade não pode ser praticada em dias de ventos muito calmos. Do mesmo modo, é preciso ter muita técnica para manejar o equipamento corretamente, especialmente quando as correntes de ar estão mais fortes.

Em Balneário Camboriú, é possível adquirir os equipamentos em lojas especializadas em esportes náuticos pela cidade, além de fazer aulas em uma das escolas espalhadas pela orla.

Surfar

O litoral de Santa Catarina é feito de praias do surf com excelência! Muitos dos apartamentos à venda em Balneário Camboriú e no restante da região são ocupados por amantes deste esporte, que vêm de todo o Brasil apenas com este fim.

Contudo, o surf não pode ser praticado em qualquer lugar: ele exige um mar um pouco mais agitado, onde as ondas são maiores e, consequentemente, mais interessantes.

Balneário Camboriú e região têm uma série de locais com estas características, todas muito visadas por surfistas. É o caso das praias Brava, dos Amores e a Central. Entretanto, esta última tem maior movimento de banhistas, assim, exige mais cuidado dos esportistas para evitar acidentes.

Praticar mergulho

 As águas cristalinas do mar de Balneário Camboriú também atraem pessoas interessadas em praticar mergulho e snorkel.

O mergulho é realizado em águas mais profundas, com o auxílio de um cilindro de oxigênio. Por razões de segurança, apenas indivíduos com uma licença específica podem praticá-lo. Todos os demais devem ser acompanhados por um instrutor.

Já o snorkel é mais simples. Praticado próximo à superfície, com a ajuda de uma máscara especial para ajudar a respirar, dispensa a necessidade de instrutor. Para ambas as modalidades, há escolas especializadas em Balneário Camboriú.


 

Fonte – Ana Beatriz – Chaves na Mão