Carla Silva é pedagoga e psicopedagoga, especialista em dificuldade de aprendizagem e ensino especial, além de coaching em neurofitness, neuróbica e técnica de estudo, pois é, ela criou a obra Ginástica Cerebral (Matrix Editora). 100 cartas – R$ 33,00.
Você sabia que o cérebro, apesar de envelhecer, continua com uma capacidade extraordinária de crescer e mudar o padrão de suas conexões? Essa é a base da Neuróbica, a ginástica para o cérebro, visando melhorar memória e concentração. Criada nos Estados Unidos pelo neurocientista americano Larry Katz, a Neuróbica tem diversos seguidores no Brasil.
Um deles é a neuropsicopedagoga Carla Silva, que criou a obra Ginástica Cerebral (Matrix Editora).
Em forma de caixinha, o livro traz 100 cartas, cada uma com uma dica de neurofitness para “malhar as sinapses”. Basta escolher uma por dia e garantir uma mente mais em forma. “A Neuróbica busca contrariar a rotina, estimulando e turbinando as conexões cerebrais, na contramão das facilidades da vida automatizada que acabam engessando a nossa criatividade e imaginação e, não estimulando o nosso raciocínio lógico. Assim o cérebro vai ter experiências fora da rotina, com combinações variadas de seus sentidos: tato, visão, olfato, audição e paladar” – diz a autora.
Exemplos das cartas:
– Diga em voz alta os dias da semana na ordem inversa. Agora em ordem alfabética.
– Onde você esteja, veja cinco objetos vermelhos que cabem no seu bolso e 5 azuis que não cabem.
– Escolha um objeto e diga dez coisas diferentes que você poderia fazer com ele.
– Vá ao dicionário, escolha uma palavra que não conhece e use-a em vários momentos do dia.
– Coloque uma revista de cabeça para baixo e comece a ler.