Campeonatos Brasileiros de Laser Standard e 4.7 tem cem velejadores de seis estados

0
589

Slide3

Começaram  segunda-feira no Yacht Club Santo Amaro, na Guarapiranga, em São Paulo, os Campeonatos Brasileiros de Laser Standard e 4.7. Cerca de cem velejadores, de seis estados participam da competição, que segue até o próximo sábado, 21.

Neste primeiro dia estava programada a regata de abertura. Os velejadores das duas classes foram para a água e largaram, porém a chuva forte que chegou com muitos raios fez com que a Comissão de Regatas cancelasse a prova e mandasse todos os velejadores em segurança para terra. A regata de abertura é tradição nos campeonatos brasileiros, porém, reza a lenda que quem cruza a linha de chegada não vai bem na competição.

 

Slide1

“Eu não termino uma regata de abertura nem que esteja ganhando”, disse Alex Saldanha, que foi técnico de Robert Scheidt neste último ciclo olímpico. Aos 46 anos o atleta carioca volta a competir na classe após 16 anos afastado. “Meu objetivo é completar as regatas”, disse ele, que está em plena forma e aproveitou o dia para treinar e reconhecer a raia.

A partir desta terça-feira estão programadas duas regatas por dia, com largada sempre às 13h. Caso alguma regata não possa ser realizada, ela fica automaticamente agendada para o dia seguinte.

“A diferença deste Brasileiro para o de Radial, é que agora são duas classes competindo, o que dificulta um pouquinho o gerenciamento, pois são duas largadas. Como a velocidade dos barcos também é diferente, precisamos pensar bem em como fazer a chegada para os 4.7, que são menores”, disse Claudio Buckup, chefe da Comissão de Regatas.

Slide2

Entenda a classe

A classe Laser é dividida em três, Radial, 4.7 e Standard. Todas têm o mesmo casco, porém as velas possuem tamanho diferente. A 4.7 é a menor de todas, com 4,70m² de área, perfeita para um velejador que pese entre 45 e 60 kg. Já a Standard é a maior de todas, com 7m² de área, o que exige um velejador com peso maior, entre 78 e 85 kg. É a classe olímpica para homens.

O 43º Campeonato Brasileiro da Classe Laser é organizado pelo Yacht Club Santo Amaro e pela Classe Laser SP, tem a chancela da CBVela e da Fevesp e conta com o apoio da Vcat, Notícias Náuticas e Sailstation.

Sobre o Yacht Club Santo Amaro: 

O YCSA, como é conhecido o Yacht Club Santo Amaro, foi fundado em 1930 às margens da Guarapiranga por velejadores alemães. Ao longo destes mais de 80 anos de história, revelou grandes nomes do iatismo nacional, como Robert Scheidt, Alex Welter, Cláudio Biekarck, Reinaldo Conrad, Peter Ficker, Gunar Ficker e Marcelo Batista. No seu quadro de medalhas estão diversos títulos mundiais, pan-americanos, sul-americanos e, claro olímpicos.



Fonte: Mari Peccicacco /peccicom.com