Volvo Ocean Race: Faltam 288 dias para a largada em Alicante/Espanha

0
429

 

vor-1

A Volvo Ocean Race 2017-18 terá início no dia 22 de outubro, um domingo, praticamente daqui 10 meses – quando o tiro de partida for dado em Alicante, as equipes darão início a um total de 45.000 milhas náuticas de vela oceânica, passando por 11 icónicas cidades, entre elas Itajaí, em cinco continentes, durante oito meses.

Nesta edição os organizadores apresentam algumas novidades. O primeiro no sábado 14 de outubro, oito dias antes do início da Volvo Ocean Race com a etapa sprint de 700 milhas saindo de Alicante rumo a Lisboa, Portugal. Será a quarta vez consecutiva que a prova sairá de Alicante.

Após a sua chegada a Lisboa, os barcos vão disputar In-Port Race no sábado 28 de outubro, antes da largada para a segunda etapa no domingo, 5 de novembro.

“Vamos viver um momento fascinante na vida da cidade. Vamos ter aqui um ótimo ambiente com milhares de pessoas a acorrerem a esta zona de Lisboa. E será tão fascinante para todos como é fascinante para mim ver o que está a acontecer já agora: está dinâmica que tem vindo a desenvolver-se em Pedrouços com a reparação dos barcos. Aliás, a cidade está a ganhar um novo papel na Volvo Ocean Race, no mundo da tecnologia de reparação náutica e até um novo papel na ligação de Lisboa ao mar. E tudo isso vai culminar com uma grande festa daqui a um ano. Aqui mesmo.” afirmou Fernando Medina, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

Depois os velejadores navegam por uma batalha de 7.000 milhas náuticas no oceano Atlântico, rumo à Cidade do Cabo, na África do Sul. Esta etapa demorará cerca de três semanas, e será a 11ª vez que em 13 edições a Volvo Ocean Race visita a cidade. A In-Port Race da Cidade do Cabo decorrerá na sexta-feira 8 de dezembro, e dois dias depois no domingo 10 de dezembro, terá início a terceira etapa.

A decisão de ajustar o formato da competição (na maioria dos stopovers) nos fins-de-semana, antecipando as regatas In-Port de sábado para sexta, tem como objetivo acrescentar 24 horas às equipes na preparação das difíceis etapas oceânicas.

Para Mark Turner, CEO da Volvo Ocean Race – “Os velejadores podem começar a imaginar uma inesquecível largada de Alicante, a nossa sede, e de fato eles vão ter um intenso sprint até Lisboa, o que torna esta primeira etapa muito interessante. O nosso Boatyard está instalado em Lisboa, e será muito conhecido pelas equipes que aí farão a sua base de treino Atlântico, na sua preparação para a partida.”

Ele acrescenta “A Cidade do Cabo também tem uma ligação especial à Volvo Ocean Race – os nossos barcos rumaram para lá desde a primeira edição, em 1973 – portanto, para muitos será já familiar, antes de rumarem aos tão difíceis mares do sul, um dos pontos altos desta competição.” conclui Turner.