Dicas de como garantir uma vaga temporária

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Foto: Pessoal/facebook

De acordo com o levantamento encomendado pela Fenaserhtt e pelo Sindeprestem (Federação Nacional e Sindicato das Empresas de Terceirização e de Trabalho Temporário no Estado de São Paulo, respectivamente) ao Cenam – Centro Nacional de Modernização Empresarial, nesse final de ano será ainda mais difícil conseguir um trabalho temporário, pois foi registrado queda de 3% no número de contratações temporárias para essa época. A previsão deve chegar 101 mil em todo o Brasil.

Com isso, a disputa por uma vaga fica ainda mais difícil e o profissional precisa se destacar dos demais. Pensando nisso, pensei em uma pauta com um especialista comentando dicas de como se destacar no mercado e garantir uma vaga temporária e ser efetivado. Minha sugestão de fonte para falar sobre o assunto é o empresário Marcos Scaldelai, conhece?

Só para você ter uma base, o Marcos Scaldelai ficou famoso pela passagem por grandes empresas, inclusive foi presidente da Bombril. Atualmente ele é escritor, palestrante e tem uma empresa de consultoria de PME´s. Ele acaba de lançar seu segundo livro, Vendedor Falcão, que lista dicas para quem quer se destacar no mercado de trabalho. O livro inclusive já lidera o ranking dos mais vendidos da revista Veja.

Aumente suas chances de conseguir uma vaga de emprego temporária e ser efetivado

O empresário Marcos Scaldelai acaba de lançar o seu segundo livro “Vendedor Falcão. Visão, velocidade e garra para vencer” (editora planeta), onde lista dicas de como se destacar no mercado de trabalho, independentemente da área de atuação. Confira algumas delas:

Impressione desde à primeira vista

Todos nós, a todo momento, estamos vendendo algo, nossa própria imagem é a primeira delas. Considere que essa é a grande oportunidade da sua vida e fale aquilo que te diferencia da grande maioria.

Nunca olhe só para o próprio umbigo

Não é porque você está conseguindo atingir os resultados esperados pela empresa que você não deve se preocupar com o desempenho dos seus colegas. Ofereça ajuda sempre que for conveniente, afinal, a empresa só caminha quando todas as engrenagens estão funcionando.

Não suponha, saiba melhor do que ninguém

Buscar sempre o conhecimento é a melhor alternativa para conseguir alcançar os objetivos. Está com dúvidas ou não tem certeza? Elimine da sua vida o vício da suposição e busque sempre se atualizar e melhorar.

Não fique preso ao antigo

Evite ficar pensando que toda empresa é igual a anterior. Muita coisa que funcionava até agora não terá resultado igual, ou precisa ser executada com adaptações, afinal, mudar tudo também tem o seu perigo. O que mais se fala hoje em dia é para voltar ao básico bem-feito.

Não crie barreiras sem necessidade

Não seja o tipo de pessoa que só enxerga barreiras. Escute, mantenha a calma e comece a levantar alternativas para mudar determinada situação.

Acione a sirene e seja proativo

Não fique parado, observando demais ou permitirá que alguém tome a sua frente. É importante se mostrar uma pessoa proativa e com vontade de ajudar e de ver a empresa crescer.

Acredite no impossível

Sempre pense de forma positiva e desafiadora, e mentalize a frase “Sempre dá para fazer diferente”. Brilhar é superar o impossível, então acredite mais em você e na possibilidade de reverter um não de um cliente.

Seja um inconformado por natureza

Quem é inconformado se nega a se limitar, mesmo quando tudo está indo bem. O “não” todo mundo já tem, então tem que mentalizar que tudo pode ser melhor, afinal, ninguém cresce sem sair da zona de conforto.

Pense mesmo “fora da caixa”

Colocar em prática boas ideias é o segredo do sucesso. Mas isso não significa sair fazendo sem planejar. Que tal mirar na pedra preciosa e analisá-la de ângulos menos óbvios? Essa atitude ajuda automaticamente a conter a tentação de pegar, sem pensar antes, o caminho mais fácil e falsamente seguro.

Diferencie-se pelos detalhes

Não há espaço no mercado atual para quem fizer “mais do mesmo”. A preocupação com os detalhes é o que vai fazer você se diferenciar e não ser apenas mais um, então é importante ter visão e enxergar a necessidade de diferenciação para não ficar apenas reproduzindo o que funcionou no passado nem imitando o que o outro já fez.

Que tipo de profissional você é: falcão, águia ou pardal?

Baseado em seu novo livro, confira um teste e descubra suas chances de conquistar aquela vaga!

1 – Você conhece a missão, a visão e os valores da empresa na qual trabalha?

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2 – Nas suas decisões, o peso das soluções é maior do que o dos problemas?

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3 – Para você o impossível é possível?

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4 – Você se considera uma pessoa focada?

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5 – Você se considera mais ágil que a maioria dos profissionais da sua área?

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6 – Você vive com o alerta ligado constantemente?

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7 – Você se considera determinado a vencer?

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8 – Você acredita que pode mais e que 99,9% não são 100%

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Soma dos pontos

Você assinalou o 5 __ vezes.

Você assinalou o 4 __ vezes.

Você assinalou o 3 __ vezes

Você assinalou o 2 __ vezes

Você assinalou o 1 __ vezes

Soma:

– 28 a 40 – Você é um profissional falcão

Parabéns! Sua pontuação indica que você não é um conformado, está sempre buscando desbravar novos territórios assim como dominar os mais disputados. Persiste quando ouve um “não”, “veja bem”, “não é o momento”, “eu bem que gostaria, mas…” e outros retornos que nenhum profissional de vendas quer ouvir.

– 12 a 28 – Você é um profissional águia

Ao que parece, você está perto de ser um profissional falcão, mas em vários momentos cruciais pode estar falhando na atitude necessária para concretizar negócios e trazer os resultados de que a sua empresa precisa. Talvez esteja focando demais num ponto e deixando de enxergar aquele outro que passa despercebido pela concorrência, e é onde pode explorar.

– 12 ou menos – Você é um profissional pardal

Você pode estar falhando na sua atitude e no uso das ferramentas visão, velocidade e garra apenas nesse momento ou na sua história inteira nessa profissão. Se for uma má fase, talvez precise de férias. Mudar de atitude é necessário para um profissional nesse mercado brasileiro atual.



 

Livro “Vendedor Falcão. Visão, Velocidade e Garra para Vencer”
Editora Planeta
Preço sugerido: R$29,90