Rio 2016 : Samuel Albrecht e Isabel Swan vencem regata na estreia

0
164

 

c98 (1)

 

 

 

Dupla brasileira do Nacra 17 conquistou a primeira vitória na quarta-feira/10

 

 

A dupla mista do Nacra 17 da Equipe Brasileira de Vela composta pelo gaúcho Samuel Albrecht e pela carioca Isabel Swan fez sua estreia hoje (10) nos Jogos do Rio de Janeiro com vitória na segunda regata da disputa.

 

O tempo ruim e o vento instável permitiram a realização de duas das três regatas previstas para esta quarta. Na primeira regata, os brasileiros iniciaram na liderança e após uma avaria no barco acabaram por chegar em 17º lugar.

 

O início da segunda regata foi adiado inúmeras vezes, ora por conta da mudança de vento ou porque ansiosas, muitas tripulações largavam escapado. Quando finalmente houve a largada, Samuca e Bel se destacaram e venceram com vantagem de mais de dois minutos de diferença da equipe argentina de Santiago Lange e Cecília Carranza, segunda colocada.

 

Foi um dia difícil, com vento oscilando muito, mas já fomos preparados, já temos experiência na raia e nesse tipo de situação. Na primeira regata corria tudo dentro do planejado até que no última perna de contravento escapou a manilha da escota do grande e perdemos tempo tentando consertar, amarramos um cabo que estourou duas vezes e na terceira vez amarramos melhor e conseguimos concluir a regata sem grandes pretensões.

A parte difícil foi assimilar e reverter o ânimo para a segunda regata. O tempo de espera foi bom porque conseguimos digerir e na segunda regata conseguimos colocar em prática nosso plano. O barco andou bem , conseguimos nos posicionar e velejar bem, para a frente, sem se preocupar com os adversários. Acabamos por ganhar e viramos a página da primeira regata.

Ainda falta muito, temos mais dez regatas pela frente, apenas duas passaram. A gente está bem posicionado na súmula, mas o campeonato recém começou. Muita gente teve dificuldade, mas tem muito por vir. Vamos seguir o nosso trabalho para amanhã fazer um bom dia e seguir na briga. Amanhã estão previstas três ou quatro regatas para descontar a não ocorreu hoje. A previsão fala em bastante onda e vento, então vamos tentar fazer o melhor amanhã, mantendo a tranqüilidade, disse Samuca.

 

Amanhã, segundo dia de competições para a classe Nacra 17, a organização realiza as regatas na raia olímpica de Copacabana a partir das 13h05. Os resultados poderão ser acompanhados em https://www.rio2016.com/vela-standings-sa-nacra-17-misto.

 

Súmula provisória após duas regatas:

 

1 Matias Buhler e Nathalie Brugger (Suíça)

2 Ben Saxton e Nicola Groves  (Grã-bretanha))

3 Santiago Lange e Cecilia Carranza (Argentina)

4 Jason Waterhouse e Lisa Darmanin (Austrália)

5 Thomas Zajac e  Tanja Frank (Austria)

6 Allan Norregaard e Anette Andreasen (Dinamarca)

7 Samuel Albrecht e Isabel Swan (Brasil)

8 Justin Liu e  Denise Lim (Singapura)

9 Mandy Mulder e Coen De Koning (Holanda)

10 Luke Ramsay e Nikola Girke (Canadá)

 

 

 

Samuel Albrecht

Em sua segunda Olimpíada, o velejador Samuel Albrecht representará o país nos Jogos do Rio 2016 na classe mista Nacra 17 (barco estreante) em dupla com a medalhista olímpica Isabel Swan (bronze em Pequim 2008). Samuca, como é conhecido no mundo da vela, é velejador profissional, atleta olímpico, gerente e tático do Crioula Sailing Team do clube Veleiros do Sul (RS). O atleta conta com o patrocínio de Nissan, Embratel, Claro e tem o apoio do Crioula Sailing Team, Cordoaria Lancelin, Confederação Brasileira de Vela (CBVela) e Comitê Olímpico Brasileiro (COB).