Correspondente na Europa – Jornalista Rodrigo Moreira Rato : Portugueses no topo da vela Mundial

0
126

Slide2Correspondente na Europa –
Jornalista Rodrigo Moreira Rato : Portugueses no topo da vela Mundial

Portugueses no topo da vela Mundial (parte 1)

Mais uma crónica escrita no avião, desta vez entre as Extreme Sailing Series em Hamburgo, e a Copa del Rey Mapfre em Palma de Maiorca.

 

 

 

 

IY3A4081

Na passada semana, a equipa do SAIL Portugal – Visit Madeira regressou ás Extreme Sailing Series, desta vez em Hamburgo na Alemanha. E, se no ano passado o vento foi muito, este ano o vento esteve quase sempre fraco e incerto, com a exceção de sábado, a juntar a isto a forte corrente que se faz sentir no rio Elba não ajudou as equipas presentes.
Para esta quarta prova das Extreme Sailing Series, a equipa foi pela primeira vez 100% portuguesa, com o Diogo Cayolla, o Luís Brito, o João Matos Rosa, e as estreias do Nuno Barreto e do Frederico Melo, além do Gil Conde como responsável da equipa de terra, e aqui o vosso amigo com a comunicação e as relações públicas, e será com esta equipa que se vai até ao final época (São Petersbugo-Rússia, Funchal-Madeira/Portugal, Lisboa-Portugal e Sydney-Austrália), podendo ainda acolher mais um elemento na equipa de terra nas diferentes paradas.
Quando chegamos a Hamburgo, estávamos cientes da excepcional qualidade dos novos velejadores, mas também do facto de nunca terem navegado neste barco (catamaran voador GC32). Mas a aposta saiu claramente ganha, conseguimos alguns resultados muito interessantes e terminamos com uma vitória na única regata disputada no domingo! O que trouxe uma grande alegria para a equipa, e sobretudo quebramos um tabu, pois já várias vezes tínhamos liderado regatas, mas nunca tínhamos vencido.
Com a equipa em Hamburgo esteve uma representação do Turismo da Madeira, a preparar o evento que vão receber no final de setembro, e a conhecer por dentro o circuito das Extreme Sailing Series, e a expectativa de todas as equipas em ir à Madeira é muito grande.
Em destaque também estiveram os portugueses João Cabeçadas, na equipa suiça do Alinghi, e o Renato Conde com os dinamarqueses do SAP Extreme Sailing, duas das mais competitivas equipas do circuito; o João terminou em segundo, e o Renato em quarto, tendo falhado o pódio por apenas um ponto!

Agora tenho que acabar, pois estou quase a aterrar em Palma!
Depois mando notícias da Copa del Rey Mapfre, até breve.