Para a analista de Recursos Humanos da Magnus Consultoria, Ana Paula Wolfram, as empresas que investem na gestão do conhecimento estão melhor preparadas para crise e para tomar decisões de forma rápida e segura.
* Tamires Kardauke, Blumenau
Oficina das Palavras
Post:07/04/016-08:26
Blumenau – Quando se fala no mundo coorporativo, uma coisa é unânime: a informação é uma das ferramentas de trabalho mais eficientes. Conhecer e dominar uma atividade eleva os profissionais a patamares de destaque dentro de organizações, mas como aproveitar o conhecimento de um bom profissional para melhorar o desempenho de toda equipe? É aqui que entra a gestão do conhecimento, e o pontapé inicial é simples: fazer a informação circular através de canais eficientes. Para a analista de Recursos Humanos da Magnus Consultoria, Ana Paula Wolfram, as empresas que investem na gestão do conhecimento estão melhor preparadas para crise e para tomar decisões de forma rápida e segura. Confira as dicas para tornar a comunicação mais eficiente:
Gerir informação e comunicação: estamos na era do conhecimento e toda a experiência e informações geradas pelo ser humano transformam-se em conhecimento. Gerir isso é necessário para o crescimento das organizações e para o crescimento pessoal. Sem essa gestão, as empresas ou profissionais tem mais dificuldade para dominar determinada área de atuação ou evoluir e melhorar o que fazem.
Análise de Processos: a forma como os meios de comunicação são organizados pode facilitar ou dificultar a rotina dos processos de uma empresa. Analisar os caminhos da informação/mensagem a partir do momento em que ela é emitida até o seu destino final é fundamental para analisar e prevenir falhas.
Criação de canais de comunicação: já é possível encontrar ferramentas que auxiliam na gestão da comunicação. Elas armazenam as principais informações, documentos e treinamentos empresariais, permitindo desta forma, a efetiva gestão do conhecimento. Essas ferramentas disponibilizam recursos que visam mais qualidade de vida para equipes que atuam em regiões distintas, reduções em custos de viagens e, até mesmo, mais efetividade e economia com treinamentos.
Incentivo para que equipes propagem conhecimento: a comunicação é um recurso altamente influente quando se trata da rotina das organizações. Portanto, criar e estimular o uso de canais de comunicação, como e-mails, chats, telefones e reuniões são importantes e devem ser incentivadas. A equipe precisa estar adequada a essa cultura de comunicação, sem isso, as ferramentas para a gestão do conhecimento tornam-se ineficientes.
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