Porto Alegre – Escola de Vela Minuano retorna das férias em grande estilo no Veleiros do Sul

0
446

crianças (1) (1) (1)

Aula inaugural atraiu 90 crianças.O “Aulão da EVM” foi realizado no sábado, 06 de março, pelo professor Mauro Ferreira que explicou aos país e crianças sobre a pedagogia do ensino da vela adotada pela escola, pioneiro no Brasil, de identificação de cores dos níveis das flotilhas


* Ane Meira MancioPorto Alegre,RS
Veleiros do Sul
Post:11/3/016-21:42


 

A Escola de Vela Minuano do Veleiros do Sul retomou suas atividades. A aula inaugural da escola marcou o início do semestre. O evento que já se tornou conhecido não só por recepcionar os alunos, mas também por receber quem quer conhecer o esporte da vela. Com caráter descontraído, serve de interação entre as crianças que já velejam e aqueles que pela primeira vez experimentam a sensação de navegar num barco a vela.

O “Aulão da EVM” foi realizado no sábado, 06 de março, pelo professor Mauro Ferreira que explicou aos país e crianças sobre a pedagogia do ensino da vela adotada pela escola, pioneiro no Brasil, de identificação de cores dos níveis das flotilhas. Ele apresentou o time de experientes instrutores formado por Caroline Boening, Marcelino Rodrigues, Samuel Konig, Tiago Abreu, Laís Gliesch e Ricardo Titoff.

O Diretor da EVM Eduardo Scheidegger Jr.


falou aos presentes sobre a contribuição do esporte da vela no desenvolvimento físico e mental das crianças e ainda de como poderá servir de orientação para a vida delas. Ele salientou que a escola possui um padrão de segurança e a forma de velejar pode ser destinada tanto para a competição como lazer, dependo do gosto da criança. O diretor também fez uma explanação dos convênios que o Clube mantém com a Confederação Brasileira de Clubes e Ministério do Esporte para os seus Projetos de Formação de Atletas que possibilitaram a aquisição de barcos novos completos em várias classes. E destacou os campeões da Optimist que foram oriundos da escola. “Estamos entre as melhores escolas do país, não só pela qualidade dos equipamentos oferecidos aos alunos, mas também pelo valor do corpo de professores”, lembrou Dudi.

Os participantes nesta edição superaram o número de 45 do ano passado. Entre sábado e domingo foram 90 crianças que velejaram na classe Optimist. Outra novidade desse ano, a Turma Jovem no “Aulão” com foco nos adoelescentes, teve com a participação de 15 alunos. Os professores da EVM fizeram uma preleção de como seria a aula para os alunos e visitantes e depois seguiram para água. A turma foi dividida em duplas, formadas por quem já sabia velejar e quem iria experimentar, nos barcos da classe Optimist. A Turma Jovem velejou em barcos das classes 420 e Laser.

O fim de semana de sol contribuiu para os participantes velejarem numa boa no Guaíba. Devido a intensidade do vento, que se mostrou um pouco forte para as crianças que estavam velejando pela primeira vez, fez a equipe montar uma raia dentro da marina do Clube, por ser abrigada das ondas. Foi um fim de semana de novas descobertas para muitas delas.

Canoa havaiana


Para os adultos, a novidade para os amantes dos esportes aquáticos são as novas aulas de Canoa Havaiana, oferecidas pela Escola de Vela Minuano. Nos dias 13 e 20 de março a escola apresenta o Projeto Va’a, novo curso de Canoa Havaiana no horário das 10h às 13h com o instrutor Paulo Gatti.

Depois da onda do Stand Up Paddle, a Canoa Havaiana surge como uma nova proposta para remadores e amantes dos esportes náuticos, com um diferencial: o trabalho em equipe e o espírito de grupo é o mais marcante na modalidade que também é uma grande opção de treino físico no Guaíba. A canoa utilizada pelo do instrutor Paulo Gatti é o modelo OC6 ou Canoa Polinésia de 06 lugares. Va’a é o nome original dado ao esporte.

A Escola de Vela Minuano


 

Fundada em julho de 1975 e funcionando ininterruptamente desde então, a Escola de Vela Minuano do Veleiros do Sul é especializada no ensino da vela e responsável pela formação de gerações de velejadores em Porto Alegre. Nela as crianças aprendem as primeiras noções de vela, mas também são estimuladas ao convívio social e ao contato com a natureza. Embora o ingresso na vela de competição não seja obrigatório, as crianças podem ingressar na Flotilha Minuano da classe Optimist após concluírem a iniciação. A Escola de Vela Minuano também oferece iniciação e aprimoramento na vela para jovens e adultos, além cursos preparatórios para as habilitações da Marinha do Brasil como Arrais e Capitão Amador.




 


*DA REDAÇÃO
*Edição – Adilson Pacheco
MTB: 0002362/SC
adilsonpachecoredacao@gmail.com.br
https://www.facebook.com/adilson.pacheco.75
https://www.facebook.com/Regata-News-698702346874230/?fref=ts
https://issuu.com/regatanew_sc