Final de semana – Marina Itajaí recebe velejadores do 5º Cruzeiro Costa Sul

1
180

Slide4 (1)

  • A Associação Brasileira de Velejadores de Cruzeiro está promovendo a 5ª edição do Cruzeiro Costa Sul, onde um grupo de velejadores faz um determinado trajeto de barco visando conhecer as opções de ancoragem do litoral do país. Nesta edição, que começou dia 14 de fevereiro, os veleiros partiram de Paraty (RJ) e devem chegar ao destino final, Floripa, no próximo dia 1º de março. Em Santa Catarina os barcos passam por São Francisco do Sul e Itajaí, até chegarem a Jurerê.

Edição – Adilson Pacheco
adilsonpachecoredacao@gmail.com
Fonte – Alex Ferrer/Agência A
Post -23/02-18:04


 

Depois de receber os veleiros da principal regata francesa, a Transat Jacques Vabre – a Marina Itajaí vai ser um dos portos de parada da quinta edição da regata Cruzeiro Costa Sul, promovida pela ABVC – Associação Brasileira de Velejadores de Cruzeiro. A largada ocorreu em Paraty, no Rio de Janeiro no último dia 14/02 e o ponto final será em Florianópolis no dia 1º de março. A flotilha percorre 11 pontos de ancoragem no percurso e deve chegar a Santa Catarina nesta semana, onde atraca em São Francisco do Sul, no dia 25 e em Itajaí, no dia 27 (datas previstas).

 

O 5º Cruzeiro Costa Sul (CCS), edição 2016, é uma navegação em flotilha de veleiros que percorre o litoral, baias e canais, com paradas em Ilhabela, Santos, Cananéia, Maruja (Cananéia), Ariri (Cananéia), Barbados ou Bertioga (Guaraqueçaba), Antonina, Vila das Peças (Guaraqueçaba), São Francisco do Sul, Itajaí e Jurerê (Florianópolis).

O principal objetivo do cruzeiro é apresentar aos velejadores alguns roteiros e regiões de ancoragem ao longo deste belíssimo trecho do litoral brasileiro.

O Roteiro


 

Nesta 5ª edição, o CCS investiu em um novo roteiro, passando pela região de águas abrigadas do Lagamar (Complexo Estuarino Lagunar de Iguape-Cananéia-Paranaguá), onde se situa o Canal do Varadouro. Esta região contém ecossistemas altamente preservados e protegidos em áreas de preservação ambiental (APAs) e parques. Lagamar é o nome tradicional dado à faixa costeira de 200 quilômetros entre os municípios de Iguape (SP) e Antonina (PR).

As cidades de Cananéia


e Antonina ainda preservam edificações históricas com estilos arquitetônicos desde o período colonial até o final do século XIX. Outro destaque desta região é a gastronomia, com predominância de pratos à base de frutos do mar, com destaque às ostras, plantadas ou colhidas na região. Já na região do Paraná, o destaque é o tradicional barreado.

Em Santa Catarina,


a flotilha do CCS irá adentrar na Baia da Babitonga e ancorar em São Francisco do Sul junto ao centro histórico da cidade. Além da beleza do centro histórico, São Francisco do Sul conta com opções culturais como o Museu Nacional do Mar, o Museu Histórico, Museu de Arte Sacra e o Forte Marechal Luz. O Forte foi inaugurado em 21 de dezembro de 1915 para defender de invasores estrangeiros.

Em Itajaí


a flotilha ficará atracada na Marina Itajaí, inaugurada no final de 2015. A marina é apoiadora do evento e está localizada na Baia Afonso Wippel, uma região privilegiada próxima ao Centro da cidade e anexa à Avenida Beira-Rio, a via Gastronômica de Itajaí. A visitação dos veleiros é aberta ao público.

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.