Capitania dos Portos possibilita que navios maiores atraquem em Itajaí

0
131

NAVIOS  (1)

 

 

A primeira operação com os novos parâmetros vai ocorreu neste final de semana, com a atracação do navio San Fernando


Edição – Adilson Pacheco
Fonte – SecomPMI
Post – 14/12-14:29


 

Consenso -Decisão da Capitania dos Portos possibilita que navios maiores atraquem em Itajaí.Primeira operação com os novos parâmetros já ocorreu neste fim de semana
Na tarde de sexta-feira (11) após reunião entre o Município de Itajaí, a Superintendência do Porto, o Sindicato das Agências de Navegação, a Itajaí Práticos e a Marinha do Brasil, possibilitou ao Complexo Portuário do Itajaí operar com navios de até 48,5 metros de boca, ou seja, aumentará em 0,30 metros a largura dos navios que aqui operam.

A primeira operação com os novos parâmetros vai ocorreu neste final de semana, com a atracação do navio San Fernando. Porém, será considerada pela Autoridade Marítima como operação especial. No entanto, os novos parâmetros serão adotados oficialmente a partir desta semana, com a revisão da Portaria 83/CSPSC.

A decisão da Autoridade Marítima foi tomada após apresentação de Estudo de Simulação realizado pela empresa Arcadis, na Holanda, que prevê uma margem de precisão/tolerância de 0,30 metros nas operações, garantindo total segurança das mesmas.

A decisão é de grande importância para a economia de Itajaí, já que permite navios com maior capacidade de carga possam atracar na cidade. “O empenho da Marinha do Brasil foi fundamental para essa conquista. Com isso, o Porto de Itajaí se tornará mais competitivo, ao possibilitar a atracação de navios maiores”, comemorou o prefeito de Itajaí, Jandir Bellini.

   O encontro foi presidido pelo Capitão de Mar e Guerra da Capitânia dos Portos de SC, Luis Filipe Rabello Freire e o Comandante da Delegacia da Marinha em Itajaí o Capitão de Fragata Alekison Barbosa da Silva Porto.