Marina Itajaí divulgada na imprensa da Europa

0
105

Marina v

Marina de Itajaí é o porto final para barcos da Transat Jacques Vabre e pode ser visitados pela população.


Edição – Adilson Pacheco
Com Apoio – Alex Ferrer/Agência A
Post – 20/11 -08:09


A primeira marina de Itajaí e considerada a maior marina do Brasil está sendo divulgada na França nos principais jornais, sites e emissoras de tv. A marina é porto de parada  dos maiores barcos do mundo – os barcos monocascos de 60 pés participantes da 12ª regata Transat Jacques Vabre.. Na edição anterior da conhecida regata do café os monocascos atracavam no píer da Vila da Regata. Já neste ano, com a construção da Marina Itajaí, anexa ao Centreventos e Vila da regata, os barcos participantes da competição ganharam tratamento especial e ocupam lugar de destaque na marina, onde podem ser visitados gratuitamente pelo público até o final da regata.

Vencedores

Na quarta-feira (18) foram conhecidos os vencedores da categoria Class40, última que faltava ser definida. Os franceses do barco Le Conservateur, Yannick Bestaven e Pierre Brasseur, confirmaram o título com uma vitória praticamente de ponta à ponta. Eles cruzaram a linha de chegada às 18h40 (hora de Brasília), marca que rendeu o tempo de 24 dias, 8 horas, 10 minutos e 09 segundos de prova.
Antes deles, no último domingo foi a vez de conhecer os bicampeões da categoria Multi50. O barco Arkema, de Erwan Le Roux e Giancarlo Pedote cruzou a linha de chagada às 9h17 (horário de Brasília) após 20 dias, 22 horas e 47 minutos de regata.
Outro bicampeão que chegou no domingo foi o barco PRB, que venceu na categoria IMOCA. O barco comandado pelos velejadores Vicent Riou e Sebastien Col cruzou a linha de chegada com 17 dias e 41 minutos de prova. E coube ao diretor da Marina Itajaí Manuel Carlos Maia de Oliveira –a entrega da garrafas de champanhe para Vicent Riou comemorar o título conquistado.

Ultime

Na categoria ULTIME, vitória do barco Macif, primeiro a concluir a travessia. A dupla francesa François Gabart e Pascal Bidégorry chegou a Itajaí no dia 07/11 ao completar o percurso de 10 mil quilômetros em 12 dias, 17 horas e 29 minutos.
Os últimos 12 barcos que disputam a Regata Jacques Vabre devem continuar chegando a Itajaí até o fim do mês. Os veleiros também ficarão atracados na Marina Itajaí e estarão abertos para visitação do público.

Brasileiros

Os únicos brasileiros que participam da competição, Eduardo Penido e Renato Araújo seguem oscilando entre o quinto e o sexto lugar com o barco Zetra, na categoria Class40, e devem finalizar a regata por volta do dia 24.

Marejada

A Marejada 2015 encerrou no último final de semana, em Itajaí (SC). Segundo os organizadores mais de 175 mil pessoas passaram pela Vila da Regata durante os 13 dias de evento. O saldo representa mais do que o dobro do que foi registrado no ano anterior. A economia local também se beneficiou com cerca de R$ 50 milhões em negócios gerados durante a Marejada.