Gaúchos garantiram os títulos do 37º Campeonato Sul-brasileiro de Laser

0
141

gaucho (1)

Gaúchos garantiram os títulos do 37º Campeonato Sul-brasileiro de Laser encerrado neste domingo (15) no Veleiros do Sul.


 

Edição – Adilson Pacheco
Fonte – Ricardo Pedebos
Veleiros do Sul
Post – 16/11/-o8:48


 

Os gaúchos garantiram os títulos do 37º Campeonato Sul-brasileiro de Laser encerrado neste domingo (15) no Veleiros do Sul. Na classe olímpica Standard o campeão foi Philipp Grotchmann, na vice colocação Antônio Cavalcanti da Rosa, ambos do VDS, e em terceiro ficou o catarinense Alex Veeren (ICSC).
Philipp é o atual campeão gaúcho de Laser Standard e foi vice no Sul-americano de Radial, realizado também em outubro em Porto Alegre. Já no Sul-brasileiro ele alcançou sua primeira conquista. “No campeonato consegui seis vitórias em sete regatas, o que demonstra que velejei muito bem. A gurizada em geral andou com velocidade na raia. Algumas regatas foram mais tranquilas para mim, enquanto outras mais duras”, disse Philipp de 21 anos.

Na classe Radial Marcelo Gallicchio (VDS) foi o vencedor seguido por Henrique Dias (VDS) e em terceiro Luiz Eduardo Sokolnik (RGYC). A catarinense Maria Carolina Boabaid foi a campeã feminina e quarta colocada na geral. Gallicchio era só sorriso após seu primeiro título Sul-brasileiro de Radial.
“Foi bem legal a competição e acho o que fez a diferença para mim com relação aos campeonatos anteriores foram os treinos do técnico Juan e o novo barco Laser do Projeto de Formação Olímpica do Clube e da CBC”, disse o velejador de 17 anos.

E na Laser 4.7 o campeão foi João Emilio Vasconcellos (Clube dos Jangadeiros), com Philipp Rump (VDS) em segundo e em terceiro Breno Kneipp (CDJ). Na categoria feminina a vencedora foi Mariana Chaves Barcellos Teixeira (VDS). Saído da classe Optimist em setembro passado, João Emílio,15 anos, já sentiu o gosto do seu primeiro título na Laser.
“Cheguei no campeonato com a expectativa de velejar tranquilo sem pressão comigo mesmo e acho que isso ajudou. As regatas não foram fáceis e fiquei satisfeito com o meu desempenho na raia”, disse João.

A entrega de prêmios foi no final da tarde de domingo com a presença de atletas, associados e convidados. O Comodoro Eduardo Ribas ressaltou os resultados obtidos pelos velejadores do Clube na competição e a contribuição dos Projetos Vela Olímpica Veleiros do Sul do Ministério do Esporte e o Projeto Formação Olímpica I da Confederação Brasileira de Clubes (CBC) nesse desenvolvimento da vela. “Nós estamos vendo nas regatas os benefícios dos nossos Projetos, lembrou o Comodoro Ribas.
As duas regatas finais disputadas neste domingo foram com vento sul de intensidade de 24/km no Guaíba. Na Assembleia Geral realizada durante o Sul Brasileiro foi aceita a proposta do LIC – Lagoa Iate Clube para sediar o 38ª Campeonato Sul-brasileiro da Classe Laser que será realizado de 12 a 14 de novembro de 2016 em Florianópolis. José Carlos Reis foi reeleito Coordenador Regional do Sul Brasileiro. A Campeonato teve a participação de 32 velejadores do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Confira os Resultados Finais.


 

Vencedores por categorias


 

Standard
Master: Augusto Moreira (RS/VDS)
Pré Master: Adrion Santos (RS/VDS)
Sub 21: Antônio Cavalcanti Rosa (RS/VDS)

Radial
Masculino
Great Grand Master: José Carlos Reis (PR/FEISC)
Grand Master: Luiz Fernando Zimmer (RS/SAVA)
Master: Rodrigo Quevedo (RS/VDS)
Pré-Master: Nalton Coelho (SC/LIC)
SUB 19: Marcelo Gallicchio (RS/VDS)

Feminino
SUB 21: Maria Cristina Boabaid (SC/ICSC)
SUB 19: Maria Carolina Boabaid (SC/ICSC)
4.7
Masculino SUB 16: João Emílio Vasconcellos (RS/CDJ)
Feminino Pré-Master: Mariana Chaves Barcellos Teixeira (RS/VDS)