Prêmio Ozires Silva ocorre pela primeira vez em Santa Catarina

0
102

OSIRIS (1)

O evento, que contará com palestra do fundador da Embraer, será em Blumenau e homenageará empresas destaque em economia, social, meio ambiente e educação


Edição – Adilson Pacheco
Fonte – Liliani Bento
New Age Comunicação
Post – 10/11-20:09


 

Um empreendedor nato e que não se conforma em ouvir um “não é possível” como resposta. Assim pode ser definido o empresário Ozires Silva, 84 anos, fundador da Embraer e que proferirá a palestra “Rotas para o Empreendedor”, no dia 27 de novembro, às 20h, no Castelo Suíço. Esse é o primeiro Prêmio Ozires Silva que ocorre em Santa Catarina, um desejo do próprio Ozires há muito planejado. Para a empreitada, ele conta com a participação do Instituto Gigantes da Ecologia (IGE), da Green Multicom, especialista na organização de eventos, e da JCI (antiga Câmara Júnior)

Cerca de 20 empresas catarinenses serão homenageadas, subdivididas em quatro categorias: economia, social, educação e meio ambiente. Entre os cases que já foram escolhidos constam Hering, Tuper, Sebrae, Alumetal, FIP e União Saúde. Além disso, a nova diretoria do IGE será apresentada e os participantes ainda poderão se deliciar com o jantar do Castelo Suíço. A expectativa é de que aproximadamente 350 pessoas participem do evento que terá parte da sua renda revertida em livros do empreendedor, que serão doados às escolas e universidades do Vale do Itajaí.


 

Quem é Ozires Silva?


 

Ozires Silva é o homem que decidiu que o Brasil tinha condições de fabricar seus próprios aviões. Em 19 de agosto de 1969 ele fundou a Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A), companhia de capital misto e controle estatal. Com o apoio do Governo, a empresa transformou a ciência e a tecnologia em engenharia e capacidade industrial. Depois de passar por alguns problemas, atualmente, a empresa é privada e uma das maiores exportadoras brasileiras e uma das principais empresas do mercado aeronáutico mundial.

Atualmente, apaixonado que é por aviões, já está com planos de criar uma escola de aviação com o seu nome. Ele, que já é reitor do grupo Anima Educação, foi convidado pelos empresários Ricardo Bellino e Fabricio Morini para fundar a Ozires Silva Aviation Academy, com uma escola em Palm Beach e outra em São José dos Campos.

Seu nome é reconhecido no mundo inteiro, principalmente, nas grandes universidades, empresas de alta tecnologia, governos das grandes potências, e nos maiores círculos da ciência moderna, inclusive, os mesmos que indicam os grandes nomes para o Prêmio Nobel. Ele é conhecido, principalmente, pela sua preocupação com a educação. Ele é o exemplo vivo de um jovem pobre que, por meio da educação, conseguiu construir um futuro melhor para si e para o próprio Brasil.


 

Organizadores


 

O IGE é uma organização Não Governamental que se dedica a programas de sustentabilidade, educação ambiental e de responsabilidade social. O Instituto é o responsável pela organização do Prêmio Gigantes da Ecologia, que já teve duas edições e neles foram lançados os livros ”Abraçando a Amazônia” e “A Água é o Sangue da Terra”, escrito pela jornalista Liliani Bento da New Age Comunicação, que recebeu menção honrosa da Agência Nacional de Águas, destacando-se como um dos melhores projetos de preservação dos recursos hídricos do Brasil.

A JCI é uma rede mundial de jovens formados por cidadãos que se dedicam a criar mudanças positivas em sua comunidade, congregando mais de 200 mil jovens em mais de 100 países. É reconhecida e ligada à Organização das Nações Unidas e já existe há mais de 30 anos em Blumenau.

A Green Multicom, do comunicador Gustavo Siqueira, é uma empresa de marketing sustentável e promocional baseado nos 3 “P” da sustentabilidade: profit, people e planet. A empresa busca soluções sustentáveis, criativas e inovadoras que surpreendem e geram resultados consistentes e valor agregado à imagem institucional da marca.